Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

terça-feira, 1 de março de 2011

Saberes da experiência I - referente à UNIDADE I

Ser professor implica avaliar a si mesmo antes de propor avaliação aos alunos. O professor deve estar ligado as mudanças método-educativas e sociais para entender outros processos e modelos educativos, como por exemplo, as recentes propostas na área de educação à distância, uma tendência contemporanea na área de educação para várias modalidades de ensino.
Um bom professor deve gostar do que faz e ter desejo de ensinar, sem desejo e prazer não é possível ensinar, acredito ser algo chato e dolorido, por isso acredito que provas, como forma de avaliação, não são capazes de avaliar todas as habilidades do aluno por ser uma forma de aprendizagem que exige do aluno que apenas "decore" para fazer as provas. Tive minha formação na escola pública e com provas na forma de avaliar, acredito que não é possível encaixar o aluno numa forma de pontos e média 7 que o classifique e o faça avançar nos estudos e na intelectualidade dos estudos.
Todo o trabalho deve ser respeitado, inclusive o do professor e do método que usa para avaliar seus alunos, mas avalio que o professor deve rever conceitos e se avaliar nas próprias atitudes método-pedagógicas e avaliativas na prática educativa.
Em todas as disciplinas procuro tirar o máximo de proveito no que se refere a forma de ensinar para as diversas propostas pedagógicas que estão em evidência e que possam funcionar na sala de aula. Minha experiência de vida também vai me ajudar na construção do processo de ensino e avaliação dos meus alunos, sempre estando aberto a mudanças, até porque, tudo o conhecimento e identidade profissional vai se mudando e aperfeiçoando no processo de formação da graduação do curso de Pedagogia e no processo pós-formativo do curso.
atenciosamente,
Rafael da Silveira 01/03/2011 às 16:16 hrs

Um comentário:

  1. Acabei de ver o vídeo de Rubens Alves e concordo plenamente com sua linha de pensamento, principa lmente onde ele cita que o professor prescisa de novas imagens.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.