Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

terça-feira, 22 de março de 2011

Filme: A língua das mariposas

Aos sete anos, Moncho está conhecendo a escola pela primeira vez. Seus temores foram muitos antes desta descoberta, pois diziam-lhe que teria um professor autoritário e mau, que o trataria de maneira severa.

Ao conhecer Don Gregório, um velho professor quase em idade de se aposentar, o garoto descobre o prazer da aprendizagem e vivencia uma relação de amizade com seu mestre.

O filme retrata as várias descobertas de Moncho, em uma época que antecede a Guerra Civil Espanhola, daí há toda uma visão social e política inserida nas aprendizagens do pequeno aluno.

Importante salientar a maneira com que o papel do professor é desenhado no filme, como um educador que busca ensinar de maneira leve, simples, mas que ao mesmo tempo conquista o respeito de seus alunos sem o uso de métodos violentos e inquestionáveis; como grande parte dos educadores da época.

As ideias de Don Gregório e sua posição republicana em meio a um poder dominante religioso e contrário, o transformam em vítima de uma época em que a liberdade de expressão era negada. Moncho, mesmo não entendo os acontecimentos passados, compreende que seu professor é uma boa pessoa, e que não mais será o mesmo depois de tê-lo conhecido.

Excelente filme, com muitos focos a serem trabalhados. Nos mostra as dificuldades da criança em adaptar-se ao mundo escolar; a relação entre professor-aluno (no filme é uma amizade sólida); as maneiras de introdução da criança ao processo de aprendizagem e traz uma mensagem a todos os educadores: ensinar com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.