Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

domingo, 27 de março de 2011

A língua das Mariposas

Um filme do diretor José Luis Cuerda, produzido na Espanha em 1999, seus principais protagonista são Moncho ( Manuel Lozano) e Don Gregório ( Fernando F. Gómez).
O filme conta a história de um pequeno garoto ( Moncho) que começa ir para escola, porém tem uma visão de escola totalmente terrível, mas para sua surpresa, a escola é uma espaço acolhedor, pois o educador (Don Gregório) é um pessoa calma, tranquila e compreensível.
A cada dia o menino apaixona-se pela escola e seu professor, aulas e informações trazidas pelo educador contagia sua vida. Porém até começar a guerra civil Espanhola, quando pessoas são presas por não seguir a ideologia do país, Don Gregório coloca-se sua posição política e defende sua ideia, com isso é preso pelo Estado.
Com essa cena o menino envolvido pela situação coloca-se contra essas pessoas ditas republicanas e os laços de amizade são quebrados e a situação de sobrevivência fala mais alto para todos.
Na minha compreensão o diretor quis deixar um recado, até que ponto a violência, a guerra e preconceito levam uma pessoa a mudar de ideia ou opinião em questão de segundos. Por que nós seres humanos quando nos sentimos amedrontados, expressamos os sentimentos e emoções, somente depois pensamos nas causa e consequência que deixamos.
Estamos envolvidas por emoções, sensações e sentimentos quase todo tempo. Assim “Para uns, as emoções são reações biológicas, próprias da nossa natureza animal. São mecanismos de sobrevivência, mesmo que tenham também funções sociais. Elas existem nos seres humanos pelas mesmas razões que existem em muito outros animais. Para outros são simplesmente estados mentais provocados pelo sistema nervoso em resultado de determinados de estímulos. Outros autores preferem afirmar que as emoções são formas de pensamento. Outras correntes sugerem que elas são formas de consciência do mundo, isto é, janelas através das quais apreendemos a realidade e a transformamos”¹.
Assim fica a dúvida, por que Moncho, por alguns minutos esquece tudo aquilo que vivenciou com seu professor, talvez pela situação daquela época e por ser ainda uma criança, deixa ser levado pelas emoções próprias e influência do meio. Não consigo olhar o ser humano unicamente um indivíduo isolado, sem o biológico, histórico, cultural, político, psicológico, econômico enfim um ser como um todo que é influenciado e influenciador a todo tempo.
“As emoções são todos aqueles sentimentos que mudam as pessoas de forma a afetar os seus julgamentos” Aristóteles (384-322 a.C.).



¹- http://desenvolvimentopessoal.blogspot.com

Um comentário:

  1. Muito legal Sabrina que você publique suas reflexões no blog, assim todos podem ter acesso e discutir se tiverem interesse.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.