Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

quinta-feira, 3 de março de 2011

O TEMPO E AS ABERTURAS


Refletindo sobre o significado de ser professor ou professora lembro-me da construção histórica deste ofício... O pedagogo e a origem da palavra... Um condutor... Aquele que conduzia o aluno até o mestre... Depois, ele se tornou o mestre... E, então ELAS se tornaram as "cuidadoras". Pelo menos até chegarmos ao ensino médio, lugar onde os homens se podem fazer presentes... Quando penso nisto considero tantas questões que ainda invadem este universo cerceado por: gênero, dominação, desvalorização e desigualdades. E aí, quando considero tudo isso, penso que ter consciência da construção histórica da identidade do “SER” DOCENTE consiste em uma importante ferramenta para se estar inteiro naquilo que se faz.
Tenho tomado consciência de que a professora ou o professor é um profissional que atua na tortuosa e indispensável educação institucionalizada participando da formação de seres humanos. E o significado deste trabalho varia conforme “a cabeça” (não esquecendo que ela está grudada ao corpo, rsrsrs) de cada pessoa que ocupa esse lugar e a sociedade onde ela está inserida.
Ao considerar minhas vontades e escolhas, posso dizer que um EDUCADOR ou uma EDUCADORA deveria SER alguém que conhece e se compromete com a sociedade da qual faz parte. E que ele/ela precisam estar impregnados de vontade de participar da construção humana de uma forma dinâmica e crítica.
Neste sentido, torna-se fundamental estar ABERTO para a vida, as pessoas, os conhecimentos. E é imprescindível que se busque: na ética, na sabedoria e na generosidade força para fazer aquilo que escolheu... Porque conhecer o passado e o presente de sua escolha profissional torna sua percepção acerca dos ranços e dos equívocos muito mais apurada, possibilitando escolhas capazes de fazer alguma diferença, se esta for a intenção.
Sobre os “bons” e os “maus” professores... Não sei se acredito em suas existências ou se nós poderíamos categorizar a atuação de um professor ou de uma professora com apenas este par de adjetivos... Em minha trajetória acadêmica me constituí por meio de inúmeras educadoras e inúmeros educadores. Acredito que me recordo de quase todos... Então, penso que se eles e elas fazem parte de mim, eles são bons e maus cada qual a seu modo. Visto que eu sou boa, má e mais um punhado de coisas... Ou os “verdadeiramente ruins” sejam aqueles poucos dos quais eu não me recorde... Pois, estes e/ou estas passaram pela minha vida e não significaram nada... Mas, talvez possam ter significado algo para outros... Então, o que eles são?!
Contudo, em minha trajetória escolar, os professores e as professoras que mais contribuíram em minha formação foram aqueles que exalavam: profundo conhecimento e curiosidade sobre aquilo que se propunham mediar, comprometimento com a escolha de sua identidade profissional e amor... É, AMOR!!! Este, definido aqui como aceitação do outro, respeito ao outro e a si mesmo. E aqui não tem nada de "água com açúcar", não tem nada haver com ser bonzinho e falar manso... Tem relação com perceber o outro e ser sensível a ele.
No que cabe a mim... Desejo acordar a maior parte dos meus dias me importando com a maior parte das pessoas que cruzarem o caminho que escolhi, seja na educação institucionalizada e/ou fora dela... Estar aberta na construção de minha identidade se encerra em minha grande vontade e meu maior desafio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.