Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

sexta-feira, 11 de março de 2011

Sobre aula 15/11

Ao verificar que muitos dos alunos não leram os textos que seriam abordados através de debate na aula do dia 11/03, solicitei aos que vieram que respondessem à algumas questões previamente elaboradas. Estas questões foram elaboradas para servir como documento síntese do que trabalhamos até aqui em relação aos saberes docentes, no entanto serviram como estratégia para que os alunos lessem os textos. Avaliei que os próximos textos devem ser mais curtos ou que será necessário um texto por aula. No entanto, penso que é importante que todos se comprometam com a leitura destes.
As questões que elaborei estão abaixo, poderão ser respondidas em duplas ou trios e entregues na próxima aula. Estas questões também serão debatidas na próxima aula,  juntamente com as questõs formuladas pelos alunos. Deixei as questões (mais um texto complementar sobre tendências pedagógicas, para melhor compreendermos o sentido dado por Paulo Freire ao professor progressista) com a Érica.
Abraços e bom final de semana

FAED-UDESC
DISCIPLINA: DIDÁTICA II      Professora: Bethania Medeiros Geremias
Alunos:
1)    Após debatermos sobre os textos trabalhados até aqui procure elaborar uma síntese a partir da seguinte questão:
Quais as relações que podemos construir a partir da leitura dos textos de Pimenta, Leal, Freire e Régis Medeiros? Que idéias estes autores apresentam em comum sobre os saberes da docência?
2)    Quais as concepções de ensino apresentadas por Tardif no texto de Régis Medeiros e qual o foco de cada uma delas? Ou seja, o que cada uma delas prioriza no processo de ensino-aprendizagem?
3)    Podemos afirmar que os saberes pedagógicos têem relação com o modo como é concebido o ensino? Em caso afirmativo, justifique sua resposta.
4)    Identifique no texto de Régis Medeiros a concepção de ensino apresentadas pelos autores Gauthier e Tardif?
5)    De que maneira os saberes apresentados por Paulo Freire auxiliam no entendimento das categorias de saberes docentes criadas por Tardif e Gauthier?
6)    Qual seria o significado do “bom” professor no pensamento de Paulo Freire?
7)    Como Paulo Freire compreende o processo de escrever e de estudar no texto primeiras palavras?
8)    Destaque nos textos de Paulo Freire os argumentos deste autor que justificam a afirmação “Professora sim, tia não”.

P.S. Alguns alunos ainda não me entregaram o texto sobre os saberes da experiência impresso. Último dia: 15/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.