Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

sexta-feira, 11 de março de 2011

SABERES DAS MINHAS EXPERIÊNCIAS

Até onde minhas experiências me permitem, ser Professor significa ser instrutor, ser mediador, ser amigo, ser suporte, ser conhecimento, referência e sinônimo de profissional competente. E para que estas competências existam, é necessário, fundamental e intensamente imprescindível que o Educador tenha AMOR pela sua profissão, no verdadeiro sentido de Amar o que se faz . É necessário também, a consciência da sua função como Professor, ou seja, o papel que desempenha diante de seus Alunos e se essas funções contribuem para o desenvolvimento dos mesmos. E ainda posso citar como habilidades do Professor, a criatividade, o improviso, a determinação e a insistência em fazer o melhor.
Na minha concepção o "Bom" Professor seria exatamente aquele que tem AMOR por sua Profissão, que transmite esse AMOR para seus Alunos e que é visivelmente percebido por todos que participam desta relação. Essa figura de "Bom" Professor me faz lembrar de uma professora que fez parte da minha vida escolar, a Professora Conceição, carinhosamente chamada de Concita, nossa! tenho lembranças boas desta época e desta Educadora que foi tão querida não só por mim mas também pelos meus outros colegas. Eu percebia e vivenciava este AMOR de que tanto falo e acho essencial para esta Profissão, tanto, que ela representa para mim a figura de Profissional Competente, Dedicado e Amoroso que um Professor precisa ser.
Enquanto o "Mau" Professor, seria aquele Profissional que não tem consciência do seu papel como Educador, que possui extrema importância na educação de seus alunos, o entusiasmo não existe, muito menos a dedicação, o motivo pelo qual exerce esta profissão é financeiro e talvez até o medo do desemprego, provavelmente por não se qualificar na sua carreira, possui poucas chances de disputar no mercado de trabalho por outras funções. Desse tipo de Professor, lembro-me da Professora Reginalda, percebam que desde o nome ele retrata algo ruim, o oposto da Professora Concita, chegou até a bater em um de meus colegas da 3ª série, o Érico, de certo que ele era bem levado mas nada justifica a atitude da Professora, o que revela que ela também não tinha bom senso nem paciência para compor os alunos. Enfim, sobre ela não tenho saudade e muito que falar.
A construção de minha Identidade Profissional, ainda se faz como uma futura Professora que serei, na verdade ela é e será diária, e constantemente permanente até o fim da minha vida profissional, afinal ela é construida através de minhas experiências que vivi e que viverei ainda. Portanto, eu desejo sim me tornar uma "Boa" Professora e que esta definição ou adjetivo venha principalmente de meus Alunos, que eu tenha AMOR por minha Profissão, que seja dedicada e determinada, consciente do meu papel como educadora e quanto posso contribuir para educação de meus Alunos e que eles possam ter boas e saudosas lembranças minhas assim como tenho da Professora Concita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.