Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

segunda-feira, 14 de março de 2011

Resumo obra Tardif

Bom dia!

Para quem tiver interesse, estou colocando um link para o resumo de uma das obras de Tardif sobre os saberes docentes.
Resumo do livro disponível em:
Não foi encontrado o nome autor do resumo


Vê-se no trabalho de Tardif uma preocupação com a formação e aprendizagem do professor em seu processo de profissionalização. Não há uma especificação clara do que ele compreende como ensino, mas entende-se que este pode ser compreendido como uma atividade social, que implica interações entre sujeitos (no caso alunos e professores), sendo seu processo construído no fazer pedagógico.

Um outro artigo que explicita bem o pensamento de Tardif e Gauthier pode ser encontrado em:



A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EM FACE DOS SABERES DOCENTES

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de – UNICAMP – UNITAU
BIAJONE, Jefferson – UNICAMP


Sobre este último, encontra-se uma consideração sobre o que foi colocado por Maria Fernanda na aula de hoje:

Tardif (2002) ao fazer um balanço crítico a respeito dos resultados e dos problemas gerados pelas reformas, apresenta algumas dificuldades como aquelas decorrentes do insuficiente financiamento das reformas, das dificuldades de parceria entre as escolas e as universidades, etc. Argumenta, ainda, que os cursos de formação de professores, na sua maioria, continuam organizados por formas tradicionais de ensino e por lógicas disciplinares, e não por lógicas profissionais (p.15)

No entanto......

"Apesar dos problemas enfrentados pelas reformas, o autor menciona que elas caminham numa boa direção e que é possível identificar iniciativas muito positivas ao revelar que a formação de professores tornou-se, nas universidades, assunto-chave nas pautas. Observa-se que as autoridades têm reconhecido sua crescente importância, ao incentivar a promoção qualitativa das políticas, instâncias e programas de formação.
Ainda que pesem as dificuldades de relação entre as universidades e as escolas, o balanço crítico demonstra que as parcerias entre ambas as instâncias se multiplicaram e se estabilizaram, com muitos casos de sucesso. O mesmo se estende à pesquisa sobre o ensino: os progressos são inegáveis.
            Considerando as possibilidades e limitações dos movimentos das reformas nos cursos de formação de professores, há esperança de que, no Brasil, os centros formativos façam dessa ocasião um momento de conquistas e avanços nas práticas formativas e na profissionalização docente". (p. 15)

Como podemos perceber, estamos em um período de transição e reflexão, mas temos que pensar que as transformações estão ocorrendo paulatinamente, a reforma curricular do curso de Pedagogia recém saiu do papel. Então vamos em frente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.