Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

quinta-feira, 3 de março de 2011

Atividade I

Ser professor tem um significado de desenvolvimento, de criatividade e de propulsor de inovações intelectuais.
De desenvolvimento, entendo que é devido aos conceitos pré-estabelecidos que vão sendo trabalhados ao longo do tempo em que se desenvolve o aprendizado do(s) aluno(s), em suma, desenvolve sua estrutura intelectual a partir de uma base.
De criação, por estimular o aluno a criar sua própria estrutura intelectual a partir do que ele compreende, porque cada um de nós vê o mundo a nossa maneira, que se assemelha a forma de outros em alguns casos, porém, nunca é a mesma, de maneira ampla.
De propulsor de inovações intelectuais por descobrir em cada aluno o estímulo certo para despertar a sede pelo conhecimento e a busca de novos horizontes do saber que tem possibilidades infinitas.
As habilidades de um professor primordialmente são: de ser um observador atento ao caminho que se propõe a trilhar (didática) e quais passos estão sendo dados pelo(s) aluno(s) e por ele mesmo; e de um questionador ao perceber dificuldades do(s) aluno(s) no caminho a ser trilhado buscando assim identificar o que não está sendo compreendido e estabelecer uma comunicação mais estreita e precisa na mediação do conhecimento e não na imposição dele.
O “bom professor” é aquele que trabalha pelo desenvolvimento do intelecto e respeita as escolhas de cada indivíduo estimulando a busca de conhecimento. Um bom exemplo de “bom professor” é a apresentação, de maneira mais palpável, de conceitos estudados na teoria na prática, como mostrado em minha aula de biologia o desenvolvimento de uma semente de feijão que se fazia aos nossos olhos dentro de um copinho plástico com um pouco de algodão e água, de onde podemos acompanhar curiosamente passo a passo o seu desenvolvimento.
O mau professor é caracterizado pela soberba de ter o conhecimento e a visão do aluno como uma marionete a ser conduzida. Tem atitudes impositivas, coercitivas, limitadoras e manipuladoras. Um exemplo vivido foi com uma professora de matemática que explicava o conteúdo, não aceitando interrupções, e ao ser questionada com dúvidas dos alunos, ao final da exposição do conteúdo, esta dizia que já tinha explicado e que não explicaria novamente já que o aluno deveria prestar mais atenção na hora em que estava ensinando.
Desejo ser uma professora com conteúdo para que possa elaborar bons planos de ensino e mediar o conhecimento estimulando a criatividade e curiosidade do(s) aluno(s) e minha também, pois estamos todos nós num contínuo aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.