Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

terça-feira, 15 de março de 2011

Próximas aulas...

Levando em consideração algumas falas dos alunos, estou redefinindo as atividades das próximas aulas.



Próximas aulas:

18/03 - Sexta-feira - Filme "A lingua das mariposas" - O trabalho pedagógico com filmes incluirá uma ficha de análise contendo alguns tópicos que guiarão nossa "leitura" e interpretação do filme.
22/03 - Discussão sobre o filme, com base nas análises feitas pelos alunos.
25/03 - Aula-expositiva dialogada dos textos:
  • ALLESSANDRINI, Cristina Dias. O desenvolvimento de competências e a participação pessoal na construção de um novo modelo educacional, pp. 157-176. (XEROX)
  • BORDONI, Thereza. Saber e Fazer: Competências e habilidades. Disponível em: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/saberefazer.htm (Também tem cópia no xerox)
Ao ler os textos reflita sobre as questões levantadas ao final do texto de Bordoni:
  • Para pensar:
    - A quem compete facilitar o desenvolvimento de competências ?
    - O que é ser competente ?
    - Nós queremos desenvolver competências sob que ótica: a do capital, a do saber escolar, a da vida?
    - Quais as grandes mudanças por parte do professor e do aluno no ensino atual e no ensino para competência?
    - A competência valoriza o profissional?
    - O que o aluno ganha com isto?

    E boa leitura.....
29/03 - Palestra com o Prof. João Avila de Barros sobre avaliação (auditório da Faed)


01/04 -
1. Entrega da resenha crítica do livro "Pedagogia da autonomia" em que se deverá articular com as leituras realizadas na unidade I. Quem já fez a resenha deste livro pode usar esta resenha para fazer as relações com as leituras realizadas. Não sendo necessário ler todo o livro novamente. Lembrando que a resenha crítica deve ter duas páginas. Coloquei uma postagem no tópico Para saber mais que aborda a metodologia para trabalhos acadêmicos: resenhas, fichamentos e seminário.
2. Síntese da unidade: Cada aluno deverá construir suas próprias categorias sobre os saberes docentes que considera imprescindíveis no contexto atual. Discussão e argumentação sobre as categorias elaboradas.

05/04 - Introdução à unidade 2 -

Aula: planejamento e avaliação: práticas indissociáveis na ação pedagógica;
Procurando fazer um paralelo com a palestra sobre avaliação realizada no dia 29/03

Elaboração de um roteiro de questões sobre planejamento e avaliação para serem realizadas com professores de escolas (extra-classe);





3 comentários:

  1. A partir do texto da Bordoni, sobre competências e habilidades, pude perceber uma continuidade de um discurso neoliberal sobre as ilusões do "aprender a aprender" e da tal "pedagogia das competências". Dessa forma, é preciso que, junto com os textos oferecidos para este dia, a professora tenha a oportunidade de ler um texto do professor Newton Duarte chamado "As pedagogias do "aprender a aprender" e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento". O professor Newton Duarte é uma autoridade no assunto e de fundamental importância para que as questões sejam reformuladas.
    Aproveito o espaço de troca - ensino-aprendizagem - para deixar o link de acesso ao artigo do professor.

    http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde18/rbde18_05_newton_duarte.pdf

    Boa leitura!!!

    Da aluna in-competente, Erica.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Érica, tem outro texto que também consta no plano de ensino que faz esta crítica ao ensino por competências
    DIAS, Rosanne Evangelista e LOPES, Alice Casimiro. Competências na formação dos professores no Brasil : o que (não) ha de novo. Diponivel em : http://www.scielo.br/pdf/es/v24n85/a04v2485.pdf
    Importante trazer estes diferentes sentidos dados ao discurso das competências.

    ResponderExcluir
  3. Concordo também que as perguntas poderiam ser outras, mas mesmo assim não deixam de ser provocativas, para quem por exemplo tem uma leitura mais crítica sobre o tema. Elas poderão esquentar o debate...
    O importante é ver o que se pode (ou se não se pode) aproveitar das teorias e metodologias educacionais, daí a importância de conhecer para poder fazer este discernimento. E conhecer envolve ver como certos autores pensam, mesmo que seja contraditório ao que pensamos. Até terça para todos e sintam-se à vontade para este início de debate que começou no blog. Seria interessante ler os textos (indicados nos comentários)para quem quiser uma leitura "mais que complementar"

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.