Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

domingo, 13 de março de 2011

Saberes da Experiência I Unidade I

Saberes da experiência I - referente à UNIDADE I

Qual o significado de ser professor? Que competências e habilidades os professores devem ter para exercer a profissão?
O que seria para você o "bom" professor? Dê exemplos de estórias vividas, professores que você teve.
E o "mau" professor? Que atributos poderiam justificar as imagens que vocês têm do "mau" professor? Dê exemplos reais e vividos.
Que professor você deseja ser? Lembre-se que esta é uma importante reflexão a ser feita durante o processo de construção de sua identidade profissional.
Ser Professor é ser comprometido com a educação do aluno, é dar sem exigir nada em troca, é ensinar, transmitir, compartilhar conhecimentos e práticas com o aluno sem medo de um concorrente, fazendo com que ele tenha uma melhor visão do mundo, oportunizando conhecimento para a busca de uma profissão, e sobretudo crescendo junto com o aluno, olhando as questões sob o prisma do aluno e aprendendo com ele , com sua experiência de ser humano perceptivo e participativo. É educar, sempre interessado em motivar, em estimular a curiosidade pelo saber, sempre tendo como fundamento a filosofia socrática de sabemos que sabemos pouco e que o conhecimento é vastíssimo e que possibilita muitas oportunidades em diferentes campos, alguns saturados outros inexplorados e que no fundo sabemos que “nada sabemos” e que esta convicção não é modéstia, é apenas consciência crítica e que o professor deseja que cada aluno seja um dia muito mais sábio, muito mais crítico e muito mais bem sucedido do que o próprio professor. .
Como afirmou Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".
O professor deve desenvolver suas habilidades e competências para promover a curiosidade e a busca dos alunos pelo saber, pelos estudos, a pesquisa, a atualização e principalmente pela inovação, o entusiasmo o interesse em participar das atividades, em despertar neles o sentimento de participar, de criar uma sintonia, de despertá-los para mudar no mundo mudar o que eles percebem como incorreto, melhorar o que pode ser melhorado, como descobrir o novo, o óbvio, desenvolver nos alunos a percepção de que podem empreender, de que podem mudar, de que podem crescer e fazer crescer. O professor deve ser o mediador da aprendizagem, participar do processo de aprender, incentivar a busca de novos saberes, sendo detentor de senso crítico, conhecendo profundamente a área do saber que pretende ensinar, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, através da realidade que o cerca. Ter também muita perseverança, equilíbrio emocional, alegria, entusiasmo, muita paciência, criatividade, humildade, carisma, saber argumentar e dialogar com os alunos, com a direção da escola e também com os pais.
O bom professor de verdade é aquele que sabe provocar curiosidade, ensina a pesquisar, a procurar na prática o que se aprendeu na teoria, a usar o que se aprende em situações novas, transformando o aprender em compreender. Recordo do Professor de Ciências, que motivava os alunos em realizar a experiência em sala de aula, como plantar o feijão e analisar a transformação diária da semente. A Professora de Língua Portuguesa que muitas vezes passeávamos pelo Centro da cidade fotografando ou anotando os dizeres das placas de anúncio ou propagandas, com o objetivo de verificar a gramática nas frases encontradas. Mesmo na Universidade, na disciplina de Marketing, o Professor nos levou, a pé, no período noturno, subir o morro da lagoa para observar tudo que existia, num pequeno espaço, observamos as casas, os Restaurantes, serviços, escolas, encontramos até Cachoeira. Jamais esquecemos um bom Professor.
O mau professor pode compará-lo com o mau médico, se falhar, pode tirar a vida de uma pessoa, com o professor não é muito diferente, pois ao falhar, esse profissional que é imprescindível, tira do aluno a oportunidade de conhecer outra realidade, de ampliar seu horizonte, ele tira o direito que todo cidadão tem ao conhecimento, que é a ferramenta principal para a evolução da humanidade. Como exemplo, aquele que é ameaçador, que não respeita a opinião do aluno, amedrontando, gerando insegurança e tudo o mais, nem vale mencioná-lo.
Meu sonho é ser Professora, que ama o que faz, ensinar e aprender com gosto, com conhecimento, com paciência, com carinho, provocando nos alunos o prazer de sempre querer voltar para sala de aula e ouvir da maioria deles: - que pena a aula já acabou, só amanhã! É viver intensamente o tempo com consciência e sensibilidade. Como o ser humano está vivendo muito, eu com meus 52 anos, não poderei perder a oportunidade de ser Professora e não posso imaginar um futuro sem educadores, é muito importante formar as pessoas, em conhecimento, consciência crítica, fazer fluir o saber para construir o sentido para a vida e juntos edificar um mundo mais justo, mais produtivo, mais saudável e melhor para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.