Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Minhas concepções de professor

Na primeira vez que pensei em ser professora (algo em torno dos 7 ou 8 anos de idade), para mim o professor era aquele tinha o privilégio de utilizar o quadro negro enquanto dialogava com seus alunos (O quadro negro era tudo!!). Depois disso já mudei de "profissão" (idéia) diversas vezes indo de detetive à atriz, entre outros.
Durante o ensino médio retorna a idéia de ser professora, compreendendo esse sujeito como aquele amigo dos jovens (no caso do ensino médio) que os guia no caminho do conhecimento para suas conquistas futuras (vestibular).

Agora, depois de três anos no curso de pedagogia, dizer o que significa ser professor se tornou uma tarefa mais complicada e delicada, considerando que isso reflete, de alguma forma, os princípios que norteiam meus pensamentos e práticas e, estes, são constantemente repensados.
Contudo, penso que existe um valor essencial que deve-se embasar toda prática docente: RESPEITO
Respeito ao saber falar e principalmente ouvir;
Respeito à diferença: Saber que todos somos diferentes e ainda assim temos os mesmos direitos. Temos gostos, crenças, desejos, ritmos/tempos, cores, habilidades e muitos mais aspectos diferentes, e isso deve ser respeitado dentro e fora da escola. Portanto, o professor/a desempenha importante papel na construção do respeito mútuo.

Os maiores exemplos de respeito em sala de aula foi vivido por mim aqui dentro do curso de pedagogia da FAED através de professores que se tornaram grandes referências para mim enquanto docentes e seres humanos. São alguns deles: Tito Sena, Tânia Welter, Caroline Kern, José Cláudio (embora haja controversas, o que renderia uma outra discussão, rs). Vale considerar que todos os professores foram e continuam sendo muito importantes para mim, cada um com sua contribuição. Mas sempre há aqueles que nos deixam uma marca mais profunda.

Nesse sentido, o "mau" professor/a para mim é aquele/a que não estabelece o respeito como base para suas ações e falas.
Posso dizer que tive sorte durante minha escolarização, pois são raras as más lembranças que tenho em relação aos meus professores. Na 4ª série, tive duas professoras. Uma delas era um amor, mas a outra era muito grosseira e me deixou com certa aversão à escola durante aquele ano, mas...

...sobrevivi e aprendi muito com ela também, mesmo que parte desse aprendizado seja a respeito do que eu não quero para a minha docência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.