Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Saberes da experiência I

Ser professor é a ter a capacidade de transferir e criar conhecimentos junto aos alunos. O profissional deve ter a habilidade critica-reflexiva, ser capaz de transformar seus alunos não só em receptores de informações e conhecimento, mas também criadores desse conhecimento.
Bom professor é aquele que consegue ao mesmo tempo a habilidade de dominar a turma (no sentido de ter respeito por parte dos alunos e não medo) com seriedade e ter o carisma e a forma de repassar aos alunos tudo o que é necessário. Minha professora da 4ª série é um exemplo de uma "boa" professora, ela era dinâmica, todos a respeitavam, ela não precisava ameaçar a turma para ter sua atenção, além de tratar cada aluno com sua particularidade e dificuldade no aprendizado.
Mau professor, rigoroso, acha que seu conhecimento é superior ao do aluno. Ou aquele que não da muito importância ao conhecimento que esta sendo adquirido pelo aluno, apenas se importa em cumprir com o cronograma. Minha professora de química do 3º ano não ligava para a bagunça da sala, não cobrava conteúdo, apenas estava lá transferido o que ela sabia, sem se importar em construir nada.
Que professor pretendo ser? Nunca pensei nesse assunto pois ainda não tenho certeza que irei seguir a profissão, mas talvez eu queira ser como minha professora da quarta série, pois foi ela quem mais marcou na minha "vida educativa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.