Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"Saberes da Experiência"




"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Más há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é à noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."

(William Shakespeare)




Acho que partindo desse trecho de William Shakespeare posso tentar significar o que é ser um professor, sujeito esse movido pelo amor, pela esperança e principalmente: movido pelos sonhos!
Acredito que ser professor vai muito além de uma profissão. É dedicar seu tempo e parte da sua vida ao próximo. É indicar o caminho a seguir desejando ver sempre o crescimento pessoal e intelectual do outro e tomando isso para si como objetivo a ser conquistado todos os dias. Ser professor é ter amor pelo que faz, é ver a educação como uma arma capaz de enfrentar batalhas grandiosas, é ter sempre ao seu lado a esperança na vitória.

Para ser considerado um professor competente e hábil é necessário essencialmente três coisas: amor pela profissão, conhecimento e força de vontade. Três necessidades que caminham juntas, sem nenhuma hierarquia.
Se formos refletir o que seria um bom e um mau professor, creio que o primeiro seja aquele que não apenas transmite o conhecimento, mas sim aquele que ajuda em todo o processo de desenvolvimento desses saberes. Esse professor aguça a curiosidade dos alunos, conhece e compreende suas particularidades e está sempre disposto a ajudar.

Já o segundo, muito conhecido atualmente, seria o mau professor. Acredito que o mau professor nem sempre tenha sido assim. Percebo que muitos se tornam por uma sucessão de fatores, principalmente ao perceber que essa batalha pela educação é muito difícil, que deve ser conquistada dia a dia. Assim, esses docentes foram se deixando dominar pelo sistema, pela rotina, pelo cansaço e definitivamente deixando de ter o que realmente move essa profissão: o amor. Partindo disso, eles tornam-se autoritários, desanimados, não se dedicam mais a prática docente, ou seja, deixam de ser o "bom professor".

Ao pensar na minha futura atuação, em que professor eu desejo ser, me recordo de John Dewy que acredita que "a meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento". É isso que eu vivo todos os dias, um processo de amadurecimento. Serei movida sempre pelo desejo de conhecer, desejo da curiosidade, pela esperança e principalmente pelo amor, sentimento esse que é capaz de tudo. Muitos dizem que tenho uma visão muito romântica da educação, que esse meu pensamento sobre o amor, que ele pode tudo é uma utopia.. Mas sinceramente sou movida por ele e é com ele e com todo o conhecimento que irei adquirir diariamente que conseguirei fazer a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.