Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Diante de realidades presentes...


Ser professor é ter comprometimento. Pensar não somente no hoje, mas também no amanhã. Ensinar e aprender. Ser companheiro, orientando e educando. O "bom professor" é aquele que ama a sua profissão, que sabe trabalhar e ter paciência com as diferenças e as dificuldades de cada aluno. Ser um "bom professor" também é ser crítico e despertar no aluno a curiosidade do aprender. Lembro que há uns 10 anos atrás, quando cursava a terceira série, tinha uma professora que hoje merece toda a minha valorização por ser uma educadora de competência, pois era uma profissional comprometida que despertava nos alunos uma visão ampla que ultrapassava a sala de aula, e fazia com que eu me sentisse segura para alcançar tudo aquilo que almejava. Adriana era o nome dela; exigente, criativa, amiga, inovadora, crítica e respeitadora das opiniões e das dificuldades de cada aluno; essa caracterizada por mim como uma ótima professora.

Como nem tudo é bom, também há o "mau professor", aquele que se sente superior, seguindo sua lógica rígida e intolerante. Não possui confiança no que fala e no que faz, e assim não age com flexibilidade em relação as suas atitudes e decisões. O "mau professor" também é aquele que não se atualiza e não mostra uma postura crítica diante dos conteúdos. Ao caracterizar a minha opinião sobre o que é ser "mau professor", me recordo de um professor de matemática que tive no ensino fundamental, a disciplina já era vista por muitos como "assustadora", porém a postura do professor também era marcada por muitos defeitos; destacando seu mau humor, sua intolerância e a impaciência que o mesmo tinha com os seus alunos. O pior de tudo é que ele tinha um ótimo conhecimento na disciplina de matemática, mas isso não era o suficiente, pois ele não conseguia transmitir o conhecimento e sequer se mostrava aberto a preparar uma aula dinâmica para que os alunos conseguissem uma troca e uma absorção significativa do conteúdo.

Hoje cursando a quarta fase do curso de pedagogia, e me deparando com a pergunta "que professor você deseja ser", reflito consciente de que esta resposta será fundamentada considerando que estou em um processo de formação e construção de uma identidade, onde tudo é válido, mas muitas vezes repensado também. O certo é que desejo ser uma professora amiga, companheira, disposta e comprometida com o ato de ensinar e aprender. Exigente, porém aberta e respeitadora dos limites que cada um possui. Enfim, o que mais espero é instigar e desafiar meus alunos, para que esses triunfem em busca de conhecimento e formem uma postura crítica em relação às tamanhas interrogações que aparecem ao decorrer da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.