Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ser professor não é talvez o que pode se chamar de tarefa fácil. O professor, independente da faixa etária ou local que trabalha, é o responsável pela maior parte do desenvolvimento daqueles alunos durante o período escolar. Quando se é professor se tem o compromisso de lidar com as outras vidas que são postas em suas mãos. O saber lidar com cada uma delas resulta em algo positivo ou não.
Lembro-me da época em que morava na minha cidade natal, Brasília, e estudava em um colégio público. A primeira impressão que eu tive do professor B* era a de que ele era durão, fechado, autoritário, apenas pelo fato de não tolerar conversas em sala, ser menos risonho do que os outros, etc.
Com o passar do tempo, fui conhecendo melhor o professor B* e ví que ele não era nada daquilo que eu pensava. As aulas eram interessantes, o conteúdo prendia nossa atenção. Mesmo com aquela personalidade marcante, ele conseguiu conquistar a todos os alunos e a mim também, me tornando uma admiradora do trabalho dele.
Apesar de sempre citar este exemplo, não foi só uma vez que aconteceu comigo. Durante toda a minha vida acadêmica passei por situações do tipo, e hoje, já trabalhando na área da educação, eu vejo o quanto as vezes parecemos "maus" para os alunos apenas por não estarmos em um bom dia, não ter a dinâmica que se tem diariamente com eles, etc.
Na minha concepção o que diferencia um "bom" e um "mau" professor é o método de ensino. Se for um professor mais dinâmico, independente de sala, for um professor que dê uma aula boa, que tenha uma maior interação com os alunos, que passe confiança, esse sim é um ÓTIMO professor. Claro que, sempre lembrando: não adianta ter um bom método de ensino se o conteúdo e as propostas não direcionam a aula positivamente.
Tem professores que tem o método e toda a técnica, mas não têm interação alguma com os alunos. Um professor para ser BOM numa sala de aula, tem que no mínimo ter uma relação com as outras vidas que estão ali dentro. Cada um têm que ser tratado e visto de uma maneira específica e individual. Há vários casos em que os alunos são vistos como números, massa, e isso além de desmotivar os mesmos, torna o trabalho do professor ruim.
Pelo trabalho que eu venho desenvolvendo a 1 ano com a minha turma, eu vejo o retorno que eu tenho deles e dos pais deles. Um retorno positivo das coisas que eu faço. Não mudaria em nada o meu jeito de ser numa sala de aula. Se meu dia estiver muito bom, ou muito ruim, estou sempre com um sorriso no rosto, pronta para ajudar. Sei que cada um ali dentro é diferente e especial. Trato cada um dos meus alunos de uma maneira que eles me transmitam como devo agir.
Pretendo continuar seguindo essa linha, com aulas bem variadas e com disposição para que eu faça um grande trabalho na minha vida e possa, junto com ele crescer cada vez mais e mais. Novos desafios virão, e com eles a minha total dedicação.


* Nome fictício para preservação de imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.