Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Saberes da Experiência

Qual o significado de ser professor? Que competências e habilidades os professores devem ter para exercer a profissão? O que seria para você o "bom" professor? Dê exemplos de estórias vividas, professores que você teve. E o "mau" professor? Que atributos poderiam justificar as imagens que vocês têm do "mau" professor? Dê exemplos reais e vividos. Que professor você deseja ser? Lembre-se que esta é uma importante reflexão a ser feita durante o processo de construção de sua identidade profissional.

Ser professor é, sobretudo, ter amor pelo que faz. É contribuir significativamente para o desenvolvimento de todas as dimensões do ser humano. É compreender as necessidades dos educandos, respeitando o tempo de aprendizagem de cada um. Ser professor, é ter consciência de que através de uma prática pedagógica reflexiva e transformadora é possível criar um mundo mais justo e humano...
O "bom" professor é o que está sempre prestes a despertar no aluno o gosto, a curiosidade pelo conhecimento, tornando-o em algo prazeroso. É aquele que não despreza, mas, sim aquele que sabe reconhecer e valorizar a experiência que o educando já possui. O "bom" professor participa ativamente do processo de ensinar (e também de aprender), procurando reavaliar, constantemente, a sua prática docente. Este, luta para que todos possam ter direitos iguais, incentivando-os a ter uma visão mais crítica da realidade na qual estão inseridos.
A professora que me deu aula nas séries iniciais foi muito marcante na minha trajetória educacional. Tenho fortes e boas lembranças dela, pois estava realmente comprometida com o que fazia. Dava muita atenção aos questionamentos dos alunos e sabia trabalhar com os conteúdos de forma dinâmica e envolvente. Sua maneira de ensinar era o que mais me chamava atenção e aguçava minha curiosidade.
Em contrapartida, o "mau" professor é aquele que age de maneira autoritária com seus alunos, não dando abertura à novas possibilidades e experiências. "Mau" professor é aquele que age sem ética, que não sabe ouvir, nem dialogar. O "mau" professor acha-se superior aos educandos e não atua de maneira intencional. É aquele que não acredita num futuro melhor...
Tive um professor de física no ensino médio que explicava muito bem o conteúdo, no entanto, agia de forma bastante autoritária em sala de aula, não dando abertura aos alunos. Lembro que mal podíamos nos mexer na cadeira, sequer conversar com o amigo do lado, que ele já abria o seu diário de notas e tirava um ponto na média. Tal situação fez com que muitos perdessem o interesse pela sua matéria e, consequentemente, gerou um distanciamento entre os alunos e o professor.


Enquanto ser "inacabado", busco ser uma profissional e, sobretudo, uma pessoa mais aberta à diversidade e à experiência que os educandos possuem. É importante valorizar e respeitar as diferenças, pois cada um traz consigo suas especificidades e sua(s) maneira(s) de enxergar o mundo.
Considero o processo de troca e interação extremamente essencial, pois, como diz Paulo Freire: "ensinando também se aprende".
Estamos em constante processo de formação...

Um comentário:

  1. Gostei muito da reflexão da Helena, onde nos possibilita fazer uma ponte enriquecedora com a ideias de Paulo Freire, e lembrando assim que temos um trabalho para o dia 29, onde as observações também servem e são importantes para refletir e produzir a resenha crítica!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.