Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ser professor é ser um profissional como outro qualquer que exige empenho, comprometimento e meios para se realizar. Não sei o porque os cursos de formação de professores, sobretudo os de Pedagogia, mais se parecem cursos preparatórios de "canonização/beatificação" dos aspirantes ao título de professor. Pode ser que tal fato se deva ao anseio da classe em retomar as épocas áureas de prestígio social e econômico, por meio da morigeração física e mental de si próprio e posteriormente dos outros. Sempre tenho uma sensação de que estamos sendo preprarados para uma "missão" e que somos responsáveis pelo sucesso ou fracasso escolar de crianças, jovens e adultos, como se fôsssemos o princípio e o final das práxis educativas...
Não falarei aqui sobre o bom e o mal professor, mas sim sobre práticas pedagógicas boas ou ruins. Práticas pedagógicas e educativas positivas: aulas que incentivem a participação de todos nas discussões dos conteúdos, instigar a curiosidade, utilização de meios alternativos de exposição e avaliação de conteúdo, tais como: aulas extra sala (museu, praia, morro, teatro, pátio, praça). Porém a mais positiva é quando o professor é condizente com o seu plano de ensino (pelo menos!), não variando-o conforme o seu humor. Práticas pedagógicas e educativas negativas: aulas meramente expositiva (meu! é um saco ficar ouvindo alguém falar por horas) sem a participação e/ou co-participação, aulas baseadas em leituras em voz alta do texto (meu DEUS!!!! Socorro!!!), também é muito negativo passar uma bibliografia para a aula e não discutir o texto efetivamente, ficar no enrolation e (pior!) depois cobrar como matéria dada.
Enfim, quero que minha prática pedagógica e educativa seja condizente com os meus ideais de educação e sociedade.
Leandro César
4ª Fase Pedagogia
FAED/UDESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.