Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Máscaras


Questão: Qual o significado de ser professor? Que competências e habilidades os professores devem ter para exercer a profissão?
O que seria para você o "bom" professor? Dê exemplos de estórias vividas, professores que você teve.
E o "mau" professor? Que atributos poderiam justificar as imagens que vocês têm do "mau" professor? Dê exemplos reais e vividos.
Que professor você deseja ser? Lembre-se que esta é uma importante reflexão a ser feita durante o processo de construção de sua identidade profissional.
Falar o que significa ser professor é uma tarefa complicada pra mim, ainda mais depois de tantas reflexões nos últimos semestres. Existem várias concepções e elas são tão tentadoras, muitas vezes tão maquiadas que, a princípio, acabam nos conquistando - às vezes por tempo demais até.
Ser professor pra mim é, primeiramente mediar, socializar, transmitir valores e resignificá-los dentro de nós mesmos. É, de certo forma conduzir, porque afinal não somos neutros e sempre possuimos uma intencionalidade em qualquer ação... ou omissão. Ser professor é também fazer refletir, é informar, é cuidar, é proteger -sem superproteger, abstraindo ou ocultando algumas verdades.
Mas agora, que habilidades devemos ter? Boa pergunta! E aposto que depois que todos contribuirem teremos ótimas respostas, sendo que boa parte delas vai divergir.
A imagem que coloquei representa justamente o que não gostaria de ver na educação. Máscaras. Elas são bonitas muitas vezes, mas o problema é que são falsas, não condizem com a verdade, só ocultam uma ideologia ou alguém por trás... e uma hora ela cai.
Então, acredito que o principal é ser coerente e fiel aos seus saberes, às suas convicções e aos seus valores -não que eles não venham a mudar ao longo do tempo, nem que nós não sejamos muitas vezes contraditórios; mas enquanto uma ideia estiver fixa em sua mente, que ela também se fixe na sua prática. E que façamos o exercício contra a hipocresia. Sem imitações, CtrlC CtrlV de outrens, sem fingimentos. O exemplo não consiste só no discurso e uma hora os alunos percebem.
Pra mim ser um bom professor é ser autêntico. É claro que deve sempre conhecer outras práticas e questionar as suas, mas é necessária essa verdade na práxis. Esperança, comprometimento, reflexão, ética, organização, criatividade... acho que tudo vai se ajeitando se você for sincero consigo mesmo, aceitando seus erros e tentando superá-los.
Tive ótimos professores que me ensinaram o que haviam dito que ensinariam... e tive excelentes professores que me ensinaram o que eu precisava aprender. Professores "maus" acho que não existem porque sempre ensinam algo para seus alunos- até mesmo como não ser um professor.
Espero isso de mim. Que eu seja uma boa professora, longe de mim querer ser uma professora ruim. Espero que eu reflita, que ouça, que estimule, que seja querida pelos alunos obviamente e, principalmente, que não me vista com nenhuma máscara, sendo sincera e verdadeira em tudo que fizer.
...provavelmente ainda vou mudar muito de opinião. Que a Didática 2 me faça re-refletir sobre minhas verdades. Vamo que vamo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.