Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Qual o significado de ser professor? Que competências e habilidades os professores devem ter para exercer a profissão?
O que seria para você o "bom" professor? Dê exemplos de estórias vividas, professores que você teve.
E o "mau" professor? Que atributos poderiam justificar as imagens que vocês têm do "mau" professor? Dê exemplos reais e vividos.
Que professor você deseja ser? Lembre-se que esta é uma importante reflexão a ser feita durante o processo de construção de sua identidade profissional.


Ser professor na minha opnião é indicar o caminho como cada um tem para seguir.
Para ser professor é preciso saber dividir suas experiências , seus saberes suas práticas e conhecimentos teóricos .
Para ser um bom professor é respeitar o momento de cada indivíduo, dar instrumentos que proporcione ao aprendiz para questionar e responder . Um professor que me marcou bastante no período do ginásio ( 7 e 8 série ) foi um professor de matemática que ao me fazer efetuar muitos exercícios no quadro durante a aula como sua secretária,tinha que ao mesmo tempo realizar o exercício , ouvir as perguntas dos outro e ir fazendo os passos que o professor indicava.
O mau professor não se prepara para enfrentar a batalha diária, se acomoda nas vivências passadas e desiste de mostrar o caminho. Como exemplo temos profissionais que devido a fatores mútiplos de desmotivação, acomodação , não questionamento e rigidez burocrática, acaba por desistir da causa, devido aos meios.
Um exemplo de um mau professor que me ocorre , tive quando , minha filha cursava a quarta série primaria e a professora ao ensinar matemática insistiu que eles só utilizar a maneira que foi explicada em sala de aula e que¨ outras maneiras de resolver o problema , lhe daria muito trabalho na correção¨
Quero ser um professor comprometido com a causa , que respeite a individualidade de cada ser e que ao mesmo tempo desperte a curiosidade do querer saber e poder mostrar o caminho para cada aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.