Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ser professor...

Acredito que todos, pedagogos ou não, saibam o que é ser professor; cada um a sua maneira é também um educador, ensinando e aprendendo ao longo da caminhada.
O processo de aprendizagem acontece muito além da sala de aula e encontra-se presente em nosso dia a dia, em pequenas descobertas que são passadas adiante.
O "bom professor" entende que não é o protagonista da história, permite-se aprender com os acontecimentos vivenciados e as experiências adquiridas; conquista sua plateia através de seu talento, sem utilizar métodos autoritários ou inquestionáveis. O "bom" professor capta a essência do aprender e a cada novo aluno que ensina, torna-se um novo professor.
Tive bons exemplos de professores durante minha trajetória escolar; não há algum em especial, porém, um pouco de todos, com suas contribuições e significados.
Um "bom" professor pode transformar-se em um "mau" professor ao deixar esquecida a alegria de estar em sala; quando não mais o deixa feliz o pequeno aprendizado conquistado por seu aluno. O "mau" professor, nada mais é, do que um professor "morto", que não mais faz questão de lembrar o quanto é importante e essencial na vida de muitos e comporta-se como alguém que apenas utiliza seu conhecimento como ferramenta de sustento.
Maus professores também tive, que não os teve? É através do contato com os "maus" professores que valorizamos os "bons".
Minha identidade profissional está em processo de construção, de forma que ainda busco ferramentas e conhecimentos que contribuam para meu próprio entendimento do profissional que desejo ser. A experiência me trará base para a teoria tornar-se prática, procurando realizar em sala um processo de conhecimento que permita aos meus alunos o prazer da aprendizagem e me permita também o prazer de aprender sempre mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.