Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tia Sim, e por que Não?!

"Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada cousa.

Põe quem tu és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive."


(Fernando Pessoa na pessoa de Ricardo Reis)





Ser professor é, assim como o poema de Fernando Pessoa, ser inteiro. É estar atento às metodologias e ter uma sólida fundamentação teórica ao mesmo tempo que percebe as particularidades de cada aluno dentro da unidade da turma.

Para ser professor, além de um fluxo contínuo de aprendizagem, pesquisa e estudo, é preciso habilidades para lidar com as mais sutis diferenças de pensamento e, principalmente, paciência para saber que a educação, no sentido amplo, pode ser um processo longo e demorado.

São muitos os professores que conheci... e em alguns me espelho e recomponho minhas forças quando penso em desacreditar na educação. São os professores movidos a paixão pelo que fazem e que vivem o momento de dar aula que deixam marcada a minha vontade de ser também docente. Esses professores, que parecem estar em um palco encenando sua melhor representação para um público sedento de histórias e emoção, é que fazem sucesso lá dentro da minha alma.

E o que poderia ser dito de um mau professor? Talvez fossem bons arquitetos ou engenheiros famosos se não tivessem optado pela licenciatura. O que faz com que um profissional da educação não seja tão bom é não ter nenhum dos elementos citados acima e seja esquecido naquele lugar chamado: "limbo dos professores"...

Desejo encantar meus alunos, trazê-los ao meu universo e transitar pelo pensamento deles. Quero despertar meus alunos para as inúmeras viagens à literatura, ciência, astronomia, história, geografia, entre tantos outros lugares da educação. E que eles aprendam a buscar suas informações sozinhos se continuem a se interessar pelo conhecimento ao longo de suas vidas.

Talvez este texto soe infantil, inocente e sonhador. Tudo bem! Afinal, ao professor é permitido ousar o suficiente para ter a liberdade de ser otimista e de acreditar no sonho de mudar desigualdades sociais existentes.


Erica Gonçalves (tia sim, e por que não?!)

3 comentários:

  1. No final do seu texto, que é por sinal encantador, você fala de um aspecto muito importante que é ensinar os alunos à buscarem conhecimento, e também da importância de tentar despertar esta curiosidade epistemológica, que no meu ponto de vista deve estar presente em todas as nossas ações, mesmo as cotidianas. O que os outros alunos pensam sobre isto? O que nós professores (ou futuros) podemos fazer para desenvolver a autonomia dos educandos? Basta-nos apenas o desejo ou o saber da experiência?

    ResponderExcluir
  2. Deixando de lado o romantismo expresso na atividade, penso que o desejo de aprender é apenas uma das atividades contantes que devem ter os alunos que optaram pelas licenciaturas. Além disso, é preciso, com o falei no início do texto, uma sólida fundamentação teórica. O saber da experiência é elemento fundamental para, enfim, o sujeito se constituir como docente. Quanto a desenvolver a autonomia dos educandos, o encantamento é uma boa opção!

    ... e quem disse que seria fácil?

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler o seu texto. A inocência é linda e precisamos de pitadas dela para continuar caminhando. Mas, não achei o seu texto muito inocente. Achei-o apaixonado!
    Suas reflexões me ENCANTARAM!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijocas,

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.