Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

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"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Síntese do grupo 03 - Finalidades do Projeto de Ensino-Aprendizagem: Plano de Curso e Plano de Aula.

Síntese do trabalho apresentado na disciplina de Didática por:
Gilberto Nogara Junior
Rafael da Silveira
Najra Silva

Grupo 03: Finalidades do Planejamento-Projeto de Ensino-Aprendizagem:
Projeto de curso e Plano de aula

Projeto de Ensino-Aprendizagem
É o planejamento mais próximo da pratica do professor e da sala de aula. Enquanto o Projeto- Político-Pedagógico diz respeito ao plano global da instituição, o Projeto de Ensino-Aprendizagem diz respeito mais estritamente ao aspecto didático. Pode ser subdivido em Projeto de Curso e Plano de aula.
Conceito de Projeto de Ensino-Aprendizagem:
É uma práxis determinada, considerada suas ligações com o real, na definição concretizada de seus objetivos, na especificação de suas mediações. É a intenção de uma transformação do real, guiada por uma representação do sentido desta transformação, levando em consideração as condições reais e animando uma atividade. (Castoriadis, 1995: 97)
Projeto à Plano
O significado da palavra projeto é mais vivo, dinâmico e potencialmente mobilizador, enquanto plano remete mais a idéia de produto.
Porque Projeto de Ensino-Aprendizagem e não apenas de Ensino?
Porque Ensino e Aprendizagem são conceitos essencialmente relacionais e dialéticos: “O ensino (magistério) não existe por si mesmo, mas na relação com a aprendizagem (estudo). O que existe entre ensino e aprendizagem é uma relação de ‘dependência’ ontológica (Veiga, 1997: 139).
O planejamento se coloca no campo da ação, do fazer; O projeto de Ensino-Aprendizagem está atrelado a uma concepção de Educação, que por sua vez está atrelada com a concepção de conhecimento e currículo. Estas concepções devem constar no Projeto-Politico-Pedagógico da instituição.
Concepção de Educação do autor:
“Entendemos que a educação escolar é um sistemático e intencional processo de interação com a realidade, através do relacionamento humano baseado no trabalho com o conhecimento e na organização da coletividade, cuja finalidade é colaborar na formação do educando na sua totalidade – Consciência, caráter cidadania -, tendo como mediação fundamental o conhecimento que possibilite o compreender, o usufruir ou o transformar a realidade” (Vasconcelos, 2002).
Visão geral do Projeto de Ensino-Aprendizagem
Elaboração:
Analise da realidade
Conhecimento da realidade– esforço investigativo no sentido de captar e entender a realidade tal como se encontra no presente, sua articulação histórica, em vista da transformação.
*Sujeitos-(quem, para quem)- Autoconhecimento do professor e o conhecimento da realidade do aluno, apreendendo suas principais características, que fazem, que esperam, que pensam.
*Objeto- (ô que/ disciplina)- domínio do conteúdo por parte do professor e quais as representações que os educando têm dele.
*Contexto- (onde, quando)- A aprendizagem não ocorre no vazio e sim num determinado contexto, realidade que contempla a sala de aula, a escola, a comunidade e a sociedade como um todo.
* necessidades- (porque)- vem da realidade.

Projeção de finalidades
Uma finalidade bem formulada organiza o pensamento e ajuda o desencadeamento do processo para atingi-lá, mostrando a intencionalidade.
Objetivo- (para quê)- “Estabelecer objetivos é ter a habilidade de dialogar, de perscrutar o mundo, de descobrir o sentido, e devolver à comunidade de forma orgânica, como um convite, um desafio” (Vasconcelos, p 112, 2002).
*Geral
* Especifico

Formas de mediação- É a dimensao relativa ao processo de elaboração do encaminhamento da intervenção da realidade, ou seja, como viabilizar as finalidades, a partir das condições existentes; Consiste em orientar a reflexão para a ação, para a pratica.
*Conteúdo- (o que)
*Metodologia -(como, onde, quanto tempo)
*Recursos- (com o que)
*Quadro de dimensões (Vasconcelos, 2002).

Elementos fundamentais que organizam a prática didática do professor?
O que ensinar- (Conteúdos);
Como ensinar-(forma, quando, com que, onde);
Como acompanhar-(como vai o processo, como saber se estamos chegando onde desejamos);
Como integrar o seu trabalho com os demais e da escola;
Como organizar a coletividade de sala de aula-(regras, normas);
Como registrar-(memória);
Segundo Vasconcelos o objetivo principal do planejamento é possibilitar um trabalho mais significativo e transformador, consequentemente, mais realizador, na sala de aula, na escola e na sociedade. O plano não deve ser feito por uma exigência burocrática, mas deve corresponder a um projeto-compromisso do professor.
A finalidade do projeto é criar e organizar o trabalho. Para tanto deve ser objetivo, verdadeiro, critico e comprometido. O grande desafio é: “Mudar a mentalidade de que fazer é preencher formulários. Antes de mais nada, fazer planejamento é refletir sobre os desafios da realidade da escola e da sala de aula, perceber as necessidades, re-significar o trabalho, buscar formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da prática. Se isto vai para um registro escrito depois, é um detalhe!
Vasconcelos aponta em seu texto as 3 dimensões essenciais de elaboração do projeto didático: Análise da realidade, projeção de finalidades e elaboração de formas de mediação. O essencial é o movimento entre essas 3 dimensões.
O projeto de ensino-aprendizagem pode ser subdividido basicamente em Projeto de Curso e Plano de Aula:

Projeto de curso
• “[...] proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo[...]”.
• Questão da acessibilidade ao projeto
• Algumas escolas nem dão acesso ao professor ter em mãos o projeto de ensino ao diário de classe, outras, fazem diferente e dão total acesso ao professor (o que é necessário);
Possíveis elementos do Projeto de curso
• Projeção de finalidades:
• Finalidades da escola;
• Fundamentos da disciplina;
Finalidades da escola
• [...]“Para quê? – amplo”[...]
• Quando a escola tiver, é um dever que o professor busque essas finalidades no Projeto Político-Pedagógico;
• E me pergunto: quando a escola não tiver o “PPP”, espera-se do professor a atitude de ancorar bases sólidas educacionais em seu projeto;
Fundamentos da disciplina
• Tentar desvelar o explícito que a disciplina oferece, no que se refere a seu sentido e força;
• “[...] Para que estudar esta matéria?[...]”
• É uma questão séria o confronto da disciplina X;Y com as grandes finalidades da escola;
Sugestões na elaboração dos fundamentos
• Compreensão do mundo que o cerca (sentido);
• Usufruir do patrimônio que a humanidade produziu historicamente (elementos de sociedade e trabalho);
• Transformação de si, do contexto, e no mais geral, da realidade ampla que nos cerca;
• Objetivos gerais precisam ser explicitados;
• Como algo que não está pronto, mas que vai ser elaborado pelo grupo;
Detalhadamento periódico (mensal ou bimestral)
• Projeção de finalidades
• Objetivos específicos // objetivos específicos para aquele período de trabalho;
• Pode ter como referência as necessidades localizadas e também três tipos de conteúdos (conhecimentos, habilidades, atitudes) de acordo com as necessidades;
Sobre os objetivos específicos
• Cabe a diferença entre o professor formalista e o educador crítico;
• O professor formalista, ‘pega’ o conteúdo do livro didático ou do PPP anterior e ‘inventa’ os objetivos correlatos;
• O educador critico, seleciona os conteúdos com vista nas necessidades, preocupações, objetivos, ainda que não consciente disso;
• Conhecer é um processo e não um produto;
• Segundo Paulo Freire: interdisciplinareidade, tema-gerador, eixos, complexos temáticos, totalidades de conhecimentos podem ajudar no processo do conhecimento do aluno;


Plano de aula
Conceituação de Plano de Aula, segundo Vasconcelos:
É a proposta de trabalho do professor para uma determinada aula ou conjunto de aulas. Corresponde ao nível de maior detalhamento e objetividade do processo de planejamento didático. É a orientação para o que fazer cotidiano. O Plano poderá ter muito mais consistência e organicidade se tiver articulado ao Projeto de curso e ao Projeto Político Pedagógico.

Em seu texto Vasconcelos afirma que “planejar significa antever uma forma possível e desejada”, sendo uma necessidade do professor e não uma imposição formal da direção ou coordenação.
A seguir veremos o quadro de dimensões e os elementos do Plano de aula proposto por Vasconcelos:

*Analise da realidade – Assunto e Necessidade.


*Projeção de finalidades – Objetivo.


*Formas de Mediação – Metodologia; Tempo; Recursos; Avaliação; Tarefa; Observações.
*Quadro de dimensões (Vasconcelos, 2002).


Assunto: Indicação da temática a ser trabalhada em sala de aula.

Necessidade: Explicitação das necessidades percebidas no grupo e que justificam a proposta de ensino.

Objetivo: Explicitação do Objetivo Específico do ensino daquele assunto. Tem a ver com o sentido do ensino deste determinado conteúdo, para este grupo, neste momento (o que eu quero mesmo com este trabalho?).

Conteúdo: Explicitação do conteúdo a ser trabalhado. Pode ser mais ou menos detalhado, de acordo com o conhecimento do professor: quando o assunto é muito conhecido e já trabalhou varias vezes sobre ele, basta uma referencia para a memória. Quando o assunto esta em pesquisa, em processo de elaboração, quando a síntese não esta suficientemente construída, é importante que o conteúdo seja mais detalhado.

Metodologia: Explicitação dos procedimentos de ensino, técnicas, estratégias, a serem utilizadas no desenvolvimento deste assunto; é o caminho concreto a ser trilhado.Pode indicar tanto as atividades previstas para o professor, quanto as esperadas dos alunos.
Deve se considerar a especificidade do objeto de conhecimento em questão; dependendo do objeto, pode-se demandar um tipo de ação, que seja mais apropriada para o estabelecimento de relações entre o sujeito e ele. Os tipos de atividades que podem ser desenvolvidas dependem, por exemplo, se a aula é de Física, Português, Matemática ou História; mesmo na própria disciplina, em função do tema especifico, pode caber melhor uma ou outra atividade (uma ida ao laboratório, um pesquisa teórica, um debate, uma observação direta da realidade, a projeção de um filme, etc.).
Tempo: previsão do tempo a ser empregado com este assunto (quando – no sentido de duração; em relação ao sentido de ordem, já se manifestou antes pela sequenciação dos conteúdos). É claro que trata-se sempre de uma estimativa, mas é importante para a viabilização da proposta. A previsão do tempo revela também a prioridade dada a cada parte.

Recursos: cabe aqui a indicação dos recursos que serão utilizados. É importante não desperdiçar oportunidades de inclusão dos recursos. Se o professoer não planeja e só se lembra quando a aula está em andamento, não dará para aproveitar mais a idéia, pois não preparou o material (ex: texto, recurso audiovisual, material ou condição para aplicação de uma técnica, etc.).

Avaliação: explicitação de como este trabalho estará sendo avaliado (que necessidades – como vai indo): que estratégias o professor pode estar utilizando em sala para acompanhar o processo de desenvolvimento e de construção do conhecimento do aluno. Aqui explicita-se mais uma ligação entre forma de trabalho e de avaliação: se a metodologia em sala de aula é passiva, naturalmente fica mais difícil avaliar, já que o aluno não esta se expressando.

Tarefa: Indicação das atividades que serão propostas para serem feitas fora da sala de aula. Deve estar relacionadas aos objetivos trabalhados ou que serão trabalhados na sequência. Numa perspectiva interacionista, a tarefa tem como funções básicas:

- O aprofundamento e síntese do que esta sendo visto em classe;
- Ajudar o aluno a ter representações mentais previas disponíveis correlatas ao assunto a ser tratado nas aulas seguintes.
Desta forma através das tarefas, o aluno planeja sua participação na aula.

Observações: Registro do professor sobre o andamento do cotidiano do trabalho: o que fez, como fez,o que estava prevista e deixou de fazer, comportamento de aluno ou de classe que chamou atenção, etc. Pode anotar aqui sua reflexão e avaliação sobre a caminhada, tornando o projeto um instrumento de pesquisa sobre sua pratica: o que deu certo, o que não deu, as duvidas e certezas que surgiram, suas hipóteses. É preciso resgatar este habito de escrever sobre a prática, tendo em vista a possibilidade de uma reflexão mais sistemática.

Bibliografia

Vasconcelos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico.10 ed São Paulo: Libertad, 2002 (Cadernos Pedagogicos do Libertad, 1.

Minguili. Maria da Gloria; Daibem, Ana Maria Lombardi. Projeto Pedagógico e Projeto de Ensino: Um Trabalho com os elementos constitutivos da pratica pedagógica. Unesp-Sp (retirado do sitio: http://www.franca.unesp.br/oep/Eixo%203%20-%20Tema%202.pdf).

www.odetemf.org.br/concurso/celso_vasconcellos_1.doc (entrevista com vasconcelos sobre Planejamento – Revista Nova Escola).

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