Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

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"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Conceito de Planejamento

Pessoal, segue o resumo do que iremos apresentar no seminário.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO – FAED

CURSO DE PEDAGOGIA – 4ª FASE

DISCIPLINA: DIDÁTICA II

ACADÊMICAS: CAMILA DA COSTA ANDRADE

JULIA V. TOCCHETTO DE OLIVEIRA

JULIANA PIRES

LAIS BRANDÃO

CONCEITOS DE PLANEJAMENTO

O planejamento, enquanto atividade sistematizada, emerge no fim do século XIX, fora do âmbito educacional, estando relacionada com o campo da ciência da administração. A própria Administração vai se utilizar para configurar o planejamento, de termos (como objetivos, estratégia) de um campo ainda mais distante e ancestral: a guerra!, [...]” (VASCONCELLOS, 2006, p. 27). No início do século XX o planejamento vai para além do mercado, avançando para todos os setores da sociedade, inclusive como forma de organizar uma economia. A educação não se manteve imune a esse movimento, indo buscar a essência do planejamento, de forma a incorporá-lo na prática educativa. Em diferentes momentos históricos a educação se apropriou de uma maneira particular de ver e conceber o planejamento. Segundo Magda Ott (apud Vasconcellos, 2006) podemos apontar três grandes concepções de planejamento, que se manifestam em diferentes momentos, quer sejam: a) Planejamento como Principio Prático, onde está presente uma concepção tradicional de educação, sendo o planejamento o estabelecimento de um roteiro, pelo professor, que deveria guiar suas aulas; b) Planejamento Instrumental/Normativo, relacionado à perspectiva tecnicista de educação, o foco está na formalização dos planos e à especificação de todos os componentes mensuráveis e c) Planejamento Participativo, que se vincula a uma idéia alternativa de educação, esta forma de planejar está ligada a idéia de transformação e visa à participação integral de todos, através do dialogo.

O conceito de Planejar está intimamente ligado com a dimensão humana. Em poucas palavras, planejar significa antecipar/prever ações. O planejar, dentro do âmbito educacional, está relacionado com a possibilidade de intervenção na realidade. Neste sentido o planejar estabelece uma relação entre teoria e prática remetendo a quatro questões, quer sejam: “1) querer mudar algo; 2) acreditar na possibilidade de mudança da realidade; 3) perceber a necessidade da mediação teórico-metodológica; 4) vislumbrar a possibilidade de realizar aquela determinada ação” (VASCONCELLOS, 2006, p. 36).

Segundo Vasconcellos (2006) o termo planejar, significa, no dicionário, traçar uma meta, projetar, fazer um planejamento. Planejamento, por sua vez, significa ato ou efeito de planejar ou ainda trabalho de preparação, o que, segundo o autor, demonstra o caráter restrito do planejamento, sendo que este vincula a elaboração e a realização, tratando estas duas dimensões como indissociáveis. O Plano assume, nesta perspectiva, uma amplitude, sendo este o resultado de um processo (planejamento). Neste sentido o planejamento se apresenta como construção-transformação de representações, sendo uma mediação teórico-metodológica para a ação, que é intencional e consciente (VASCONCELLOS, 2006).

São três os principais pontos em que se diferenciam o Planejamento do Plano. O Planejamento, basicamente é um processo individual que ocorre na forma de reflexão/internalização do que será feito em algum momento do dia. Quando estas idéias, diz-se estar fazendo um Plano, ou seja, Plano é o Produto do Planejamento. No Planejamento se pratica a tomada de uma decisão, enquanto que o Plano, nada mais é, do que o resultado desta decisão seja em forma de registro escrito ou não. Por fim podemos dizer que o Planejamento é um processo continuo, porém de caráter limitado, já o plano se caracteriza por ser provisório enquanto produto.

Para Vasconcellos (2006), a elaboração de planejamento constitui-se por três dimensões, são elas: Realidade, Finalidade e Plano de Mediação. A dimensão Realidade trata-se do conhecimento da realidade a qual se vai transformar. Essa dimensão exige uma atividade reflexiva Cognoscitiva, ou seja, reflexão de uma realidade presente, que não traz em si uma exigência de ação. A Finalidade refere-se aos objetivos almejados e requer uma atividade Teleológica, que remete a uma imagem do futuro, do resultado a ser alcançado. O Plano de Mediação é a previsão das ações, ou seja, o caminho a ser seguido para alcançar a finalidade e requer uma atividade Projetiva Mediadora, que seria a representação mental do percurso a ser traçado, a metodologia, a ocupação de tempo, espaço e recursos. A relação entre as três dimensões é dialética, portanto, “uma supõe, nega e supera as demais”. (VASCONCELLOS, 2006, p. 86)

REFERÊNCIA:

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico.São Paulo: Libertad Editora, 2006.


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