Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Seminário: objetivos e desenvolvimento

Deixarei uma cópia no xerox dia 08/04 

Etimologicamente o nome desta técnica vem da palavra latina seminariu, que
significa viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras. Sementeira indica a
idéia de proliferação daquilo que se semeia, local onde se coloca a semente. Isso
significa que o seminário deve se a ocasião de semear idéias ou de favorecer
sua germinação (Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de
Holanda).
No sentido amplo, seminário significa uns congressos científicos, culturais ou
tecnológicos, Istoé, um grupo relativamente numeroso de pessoas (educadores,
especialistas, técnicos e alunos) com o propósito de estudar um tema ou
questões de uma determinada área sob a coordenação de uma comissão de
educadores, especialistas ou autoridades no assunto.
Seminário como técnica de ensino
É uma técnica de ensino socializado, na qual os alunos se reúnem em grupo
com o objetivo de estudar, investigar, um ou mais temas, sob a direção do
professor. Um cuidado necessário é não confundir seminário com monólogo,
mera substituição da aula dada tradicionalmente pelo professor.
Uma característica do seminário é a oportunidade que ele cria para os alunos se
desenvolverem no que diz respeito à investigação, a critica e à independência
intelectual. O aluno fazendo parte de seu processo de aprendizagem.

Os objetivos do seminário são:
● Investigar um problema, ou mais temas sob diferentes perspectivas, tendo em
vista alcançar profundidade de compreensão.
● Analisar criticamente fenômenos observados, ou as idéias do(s) autor (es)
estudado(s).
● Propor alternativas para resolver as questões levantadas.
● Trabalhar em sala de aula de forma cooperativa.
● Instaurar o dialogo crítico sobre um ou mais temas, tentando desvendá-los,
ver as razões pelas quais eles são como são, o contexto político e histórico
em que se inserem.

Cabe ao professor:
● Explicitar os objetivos claramente.
● Sugerir temas e sub temas, justificando a importância do mesmo.
● Recomendar bibliografia
● Preparar calendário de apresentação
● Formular questões a serem analisadas e discutidas
● Coordenar as apresentações garantindo a participação de todos os elementos
do grupo, o diálogo com a classe e a conclusão.

Cabe ao aluno:
● Identificar o objetivo do tema e sub tema
● Obter as informações, dados, idéias, por intermédio de pesquisa,
experimentações, levantamentos leituras, entrevistas, que o capacitem
participar ativamente do seminário.
● Ler a bibliografia sugerida e estudar previamente o tema e definir os papéis
dos elementos do grupo que participam do trabalho. Se o seminário for
individual determine papeis para os ouvintes, propiciando assim um diálogo.
● Providenciar os matérias e recursos de ensino necessários à realização do
seminário.A apresentação do tema em forma de seminário.
A apresentação dos temas e sub temas e discussão dos mesmos ocorre por
meio das técnicas de exposição oral, do debate e da discussão. Para que isso
ocorra com tranqüilidade é necessário que:
● A exposição seja feita de forma clara e objetiva, quando possível entregue
aos participantes um resumo, síntese do que será discutido
● Formulação de questões críticas - escrevendo sobre elas e discutindo-as
seriamente
● Dar tempo para solicitação de esclarecimento
● Encaminhar conclusões
O sucesso do seminário vai depender da organização do mesmo e do preparo do
aluno com relação ao tema.

Bibliografia:
Veiga I P A O seminário como técnica de ensino socializado em Técnicas de
Ensino: Por que não? Ilma Passos Alencastro Veiga (org) - Campinas, SP,
Papírus, 1991.

4 comentários:

  1. Deixarei uma cópia no xerox no dia 08/04

    ResponderExcluir
  2. Oi professora, tem como digitalizar o texto e postar no blog?

    ResponderExcluir
  3. Ele está no link já digitalizado Metodologia de Trabalhos Acadêmicos. Foi aquele texto que sintetizei para normas de resenhas, fichamentos e seminários. O seminário está no fim da página, com este mesmo texto. Só coloquei como postagem porque a Julia havia me solicitado os objetivos do Seminário. Qualquer dúvida, estou à disposição aqui e também na Faed amanhã, eu estarei resolvendo e organizando as coisas, indo na biblioteca para ver o que tem de material para as pesquisas e para a elaboração do plano de ensino. Deixei no xerox tb a primeira partezinha do texto do Vasconcellos onde ele aborda as razões que os professores apresentam para não realizar planejamento, pode ajudar na análise/síntese pessoal das entrevistas. Tudo certo? Espero que consigam os contatos com os professores.

    ResponderExcluir
  4. Ah deixei também a 3ª parte do livro do Vasconcellos sobre os projetos de ensino-aprendizagem (plano de ensino e aula), tanto para o grupo que vai abordar esta temática quanto para ajudar na elaboração e análise dos planos que vocês coletarem.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.