Segue a síntese que fizemos a partir da entrevista com uma professora de inglês e logo abaixo a transcrição da gravação.
ACADÊMICAS: SABRINA RIOS E JULIANA PACHECO
Síntese da Entrevista
Entrevistamos em 11 de abril de 2011 uma professora de inglês da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, em Florianópolis, SC, a qual ministra aulas para as turmas de 5° ano e 6ªs e 7ªs séries do Ensino Fundamental.
Ela foi bastante simpática no decorrer da entrevista e se mostrou muito satisfeita com seu local de trabalho. Afirmou que existem dificuldades relacionadas à estrutura da escola e problemas direcionados à evasão escolar, porém, disse estar satisfeita com o trabalho que vem desenvolvendo, assim como se mostrou feliz com a organização curricular da Escola João Gonçalves Pinheiro e sua relação para com os professores da instituição.
Como método, a docente entrevistada trata de cumprir o livro didático, preocupando-se em revisar no início do ano letivo algum conteúdo do semestre anterior que seja necessário. Ela trabalha com projetos que possam levar os alunos a aprendizagem de novas e diferentes formas, diversificando com trabalhos que envolvam desde situações da realidade à acontecimentos atuais do Brasil e do mundo.
Para a professora, planejamento e avaliação seguem juntos e dependentes, pois é a partir do primeiro que ela desenvolverá o segundo. Como método avaliativo, acha de grande importância a participação dos alunos em aula, com questionamentos e dúvidas, assim como a verificação do caderno e livro para a correção de suas atividades.
Afirma que o planejamento é necessário para uma aula de qualidade, com textos e atividades pré-definidos que possam auxiliar os alunos a uma melhor compreensão dos conteúdos, sendo também importantes para uma organização própria do professor, proporcionando aulas com qualidade.
A avaliação, segundo a docente, se faz necessária para a identificação das dificuldades do aluno e reflexão do professor sobre os pontos a serem melhorados e trabalhados acerca de seu método e sua forma de ensino.
Transcrição Entrevista
Professora, quais os cuidados na elaboração do planejamento
Professora: Então, nós temos um livro a seguir. Nós temos que cumprir o conteúdo inteiro do livro durante o ano, mas por exemplo: esse ano a gente trocou de livro, tive que ver se o que eles tiveram no ano passado também estará no novo livro; se eu terei que incluir algum conteúdo no planejamento ou se algum conteúdo se repete, por exemplo: o presente simples dos verbos em inglês eles já viram no ano passado e agora o novo livro da 7ª traz bem no início toda introdução do presente simples de novo, então eu tenho que ter o cuidado de não repetir esse assunto ou apenas fazer uma revisão.
E também eu gosto muito de ter projetos com os alunos. No ano passado, por exemplo, a gente teve a Copa do Mundo, então, como no livro da 5ª série tinha o conteúdo dos países e a nacionalidades, eu pude trabalhar com os alunos os países da Copa, os países participantes da Copa. Os alunos pesquisaram sobre esses países, foi bem interessante.
E na sua opinião, qual a importância de planejamento para avaliação?
Professora: Eu acho que um depende totalmente do outro. Eu preciso primeiro planejar como eu vou apresentar o assunto a ser estudado pelos alunos e as atividades que serão feita por eles, pois avaliação será diretamente relacionada a essas atividades, por exemplo: para poder verificar em uma avaliação se o aluno aprendeu a escrever os numerais por extenso em inglês, eu preciso antes ter passado para eles atividades para que eles pudessem praticar esses números.
E quais os critérios que você utiliza ao avaliar os alunos?
Professora: Primeiro eu acho importante avaliar a participação do aluno, se ele está interessado, se ele faz perguntas, se chama na mesa para saber se a atividade está correta ou para saber como faz a atividade, ver se realmente está interessado em aprender. E eu acho muito importante também verificar o caderno do aluno, o caderno e o livro, se ele copiou as atividades, se fez as atividades, principalmente se no final ele acompanhou a correção da atividade e ele fez anotações da correção. E também na avaliação escrita eu verifico se o aluno conseguiu aprender o conteúdo através de atividades parecidas com que eles já fizeram antes.
Por que planejar?
Professora: Eu acho que planejar não é só para organização do professor, mas também para proporcionar aos alunos aulas melhores, por exemplo: se eu chego em sala de aula sem planejar e peço para os alunos abrirem o livro em uma determinada página e há um texto com várias palavras desconhecidas, os alunos não irão compreender o texto e nem as atividades sobre o texto. Já, se eu planejo essa aula e chego em sala com uma atividade pré-leitura, com uma discussão sobre o tema, isso vai facilitar muito mais a compreensão dos alunos sobre o texto a ser lido.
Por que avaliar?
Professora: A avaliação do aluno é importante para saber se o aluno conseguiu aprender os conteúdos que eu apresentei pra ele em aula, e se não aprendeu, essa avaliação é importante para eu refletir sobre meu planejamento, se eu preciso mudar a forma de passar o assunto ou trabalhar com outros tipos de atividades em aula.
ACADÊMICAS: SABRINA RIOS E JULIANA PACHECO
Síntese da Entrevista
Entrevistamos em 11 de abril de 2011 uma professora de inglês da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, em Florianópolis, SC, a qual ministra aulas para as turmas de 5° ano e 6ªs e 7ªs séries do Ensino Fundamental.
Ela foi bastante simpática no decorrer da entrevista e se mostrou muito satisfeita com seu local de trabalho. Afirmou que existem dificuldades relacionadas à estrutura da escola e problemas direcionados à evasão escolar, porém, disse estar satisfeita com o trabalho que vem desenvolvendo, assim como se mostrou feliz com a organização curricular da Escola João Gonçalves Pinheiro e sua relação para com os professores da instituição.
Como método, a docente entrevistada trata de cumprir o livro didático, preocupando-se em revisar no início do ano letivo algum conteúdo do semestre anterior que seja necessário. Ela trabalha com projetos que possam levar os alunos a aprendizagem de novas e diferentes formas, diversificando com trabalhos que envolvam desde situações da realidade à acontecimentos atuais do Brasil e do mundo.
Para a professora, planejamento e avaliação seguem juntos e dependentes, pois é a partir do primeiro que ela desenvolverá o segundo. Como método avaliativo, acha de grande importância a participação dos alunos em aula, com questionamentos e dúvidas, assim como a verificação do caderno e livro para a correção de suas atividades.
Afirma que o planejamento é necessário para uma aula de qualidade, com textos e atividades pré-definidos que possam auxiliar os alunos a uma melhor compreensão dos conteúdos, sendo também importantes para uma organização própria do professor, proporcionando aulas com qualidade.
A avaliação, segundo a docente, se faz necessária para a identificação das dificuldades do aluno e reflexão do professor sobre os pontos a serem melhorados e trabalhados acerca de seu método e sua forma de ensino.
Transcrição Entrevista
Professora, quais os cuidados na elaboração do planejamento
Professora: Então, nós temos um livro a seguir. Nós temos que cumprir o conteúdo inteiro do livro durante o ano, mas por exemplo: esse ano a gente trocou de livro, tive que ver se o que eles tiveram no ano passado também estará no novo livro; se eu terei que incluir algum conteúdo no planejamento ou se algum conteúdo se repete, por exemplo: o presente simples dos verbos em inglês eles já viram no ano passado e agora o novo livro da 7ª traz bem no início toda introdução do presente simples de novo, então eu tenho que ter o cuidado de não repetir esse assunto ou apenas fazer uma revisão.
E também eu gosto muito de ter projetos com os alunos. No ano passado, por exemplo, a gente teve a Copa do Mundo, então, como no livro da 5ª série tinha o conteúdo dos países e a nacionalidades, eu pude trabalhar com os alunos os países da Copa, os países participantes da Copa. Os alunos pesquisaram sobre esses países, foi bem interessante.
E na sua opinião, qual a importância de planejamento para avaliação?
Professora: Eu acho que um depende totalmente do outro. Eu preciso primeiro planejar como eu vou apresentar o assunto a ser estudado pelos alunos e as atividades que serão feita por eles, pois avaliação será diretamente relacionada a essas atividades, por exemplo: para poder verificar em uma avaliação se o aluno aprendeu a escrever os numerais por extenso em inglês, eu preciso antes ter passado para eles atividades para que eles pudessem praticar esses números.
E quais os critérios que você utiliza ao avaliar os alunos?
Professora: Primeiro eu acho importante avaliar a participação do aluno, se ele está interessado, se ele faz perguntas, se chama na mesa para saber se a atividade está correta ou para saber como faz a atividade, ver se realmente está interessado em aprender. E eu acho muito importante também verificar o caderno do aluno, o caderno e o livro, se ele copiou as atividades, se fez as atividades, principalmente se no final ele acompanhou a correção da atividade e ele fez anotações da correção. E também na avaliação escrita eu verifico se o aluno conseguiu aprender o conteúdo através de atividades parecidas com que eles já fizeram antes.
Por que planejar?
Professora: Eu acho que planejar não é só para organização do professor, mas também para proporcionar aos alunos aulas melhores, por exemplo: se eu chego em sala de aula sem planejar e peço para os alunos abrirem o livro em uma determinada página e há um texto com várias palavras desconhecidas, os alunos não irão compreender o texto e nem as atividades sobre o texto. Já, se eu planejo essa aula e chego em sala com uma atividade pré-leitura, com uma discussão sobre o tema, isso vai facilitar muito mais a compreensão dos alunos sobre o texto a ser lido.
Por que avaliar?
Professora: A avaliação do aluno é importante para saber se o aluno conseguiu aprender os conteúdos que eu apresentei pra ele em aula, e se não aprendeu, essa avaliação é importante para eu refletir sobre meu planejamento, se eu preciso mudar a forma de passar o assunto ou trabalhar com outros tipos de atividades em aula.
Bom dia, sugiro que vocês não coloquem o nome do entrevistado. Vocês podem descrever que entrevistaram uma professora de inglês que trabalham em uma escola municipal... Gostaria que editassem as partes que divulgam o nome da entrevistada, por uma questão de ética. Obrigada
ResponderExcluirJá arrumamos professora. Obrigada!
ResponderExcluir