Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

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"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Entrevista sobre planejamento e avaliação

Transcrição da Entrevista concedida por uma professora de anos iniciais:
1) Por que planejar?
R: Planejar é importante para se tomar decisões e adequar ações para cada realidade do contexto escolar.
2) Por que avaliar?
R: Avaliar se faz necessário para se refletir sobre as ações executadas e saber se a partir delas houve mudanças e aprendizagem.
3) Qual a importância do planejamento para avaliação?
R: O planejamento é importante porque através dele traçamos metas e objetivos, pondo em prática ações que servirão de subsídios para avaliação, percebendo as necessidades dos alunos e fazendo a mediação necessária pra superar as dificuldades da turma.
4) Quais os cuidados que temos que ter ao elaborar um planejamento?
R: Um dos cuidados necessários ao se elaborar um planejamento é ter o conhecimento da realidade escolar a qual estamos inseridos, buscando procedimentos e instrumentos metodológicos adequados e significativos aos alunos.
5) Quais os critérios que você utiliza para avaliar os alunos?
R: Alguns critérios que devemos levar em consideração ao avaliar os alunos são: respeitar as diferenças individuais de cada criança, o seu desenvolvimento, a interação com o grupo, valorizando o conhecimento que o aluno traz consigo
Análise da Entrevista:
A entrevistada revela uma preocupação em vincular o planejamento com a realidade, sendo este entendido como mediação, possibilidade de intervir na realidade e promover mudanças. A necessidade de avaliar emerge como possibilidade de reflexão sobre a prática docente, apontando possíveis alterações no planejamento, bem como possibilidade de “verificar” se houve aprendizagem ou não, apontando novas possibilidades de intervenção. A avaliação, portanto, não se reduz a um ponto de chegada, não um fim em si mesma, mas como meio/instrumento do processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, o planejamento não aparece apenas como possibilidade, mas como necessário a prática docente, e desvincula-se do formalismo, revelando, sobretudo, uma vontade de mudança, de intervenção na realidade.

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