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Professora Bethania Medeiros Geremias

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"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

terça-feira, 3 de maio de 2011

Seminário


Seminário: O papel da avaliação no planejamento

Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED
Curso de Pedagogia
Disciplina: Didática II
Professora: Bethania Medeiros Geremias
Acadêmicas: Ana Maria, Bruna Carolina, Denise fre e Jenifer Maia

Sobre a avaliação
Entendemos a avaliação como um elemento de referência para o andamento do processo de ensino aprendizagem, contribuindo para a cooperação com o educando e educador para seu desenvolvimento em tal atividade. Porém como sabemos, a valiação é um dos grandes desafios da prática pedagógica, e deviso tal dificuldade de seu uso e entendimento é que temos acompanhado a realização dessa como um elemento de controle e dominação, onde muitos professores passam a utilizar os resultados como instrumento de pressão para com seus alunos, estinguindo assim também uma maior reflexão e crítica sobre sua prática.
Nota-se que há uma relação rompida entre avaliação e (re)planejamnento. Essa que deve ser resgatada, pois é isso que dá o sentido transformador da avaliação, e não o de mera verificação.

Realização interativa
Segundo Vasconcelo(2006), quanto aos objetivos podemos dizer que a avaliação visa:
- informar alunos, professores e comunidade em que direção o desenvolvimento do aluno e o processo de ensino aprendizagem está se realizando;
- Captar as necessidades afim de serem trabalhadas e superadas, garantindo a aprendizagem e desenvolvimento de todos;
- Fornecer que, em especial, aluno e professor passam a refletir conjuntamente sobre esta realidade e selecionar as formas apropriadas de dar continuidade aos trabalhos.
Deve-se ter, portanto, por objetivos uma tomada de decisão.
A avaliação precisa abranger 3 aspectos básicos da tarefa educativa:
- trabalho com o conhecimento;
- relacionamento interpessoal;
- organização da coletividade.

Muitas vezes, apenas o primeiro aspecto é avaliado de forma mais sistemática e ainda assim apenas o aluno. Portanto, devemos ter bem claro que a avaliação é do processo de ensino aprendizagem, o que significa dizer que podem ser previstas práticas de avaliação do aluno, do trabalho do professor, da dinâmica da sala, da instituição e etc.
Características da avaliação escolar: revelando seu papel e relação com o planejamneto, segundo Libâneo(1994).
- Reflete a unidade objetivos-conteúdos-métodos: ela não deve ser vosta como ponto isolado, mas sim como uma etapa integrante do processo de ensino aprendizagem.Ela deve atender exigências quanto aos objetivos-conteúodos-métodos registrados no plano de ensino e que deve está contido nas aplicaçoes durante durante as aulas.
- Possibilita a revisão do plano de ensino: tem-se que a avaliação contribui para tornar mais claro os objetivos a serem atingidos, portanto com o retorno, ou seja, a partir dos resultados, podemos analisá-los e obtermos um melhor lenatamento das condições, necessidades, progressos. E então, pode-se ter a realização da revisão do plano de ensino, visando seu conteúdo, instrumentos e aplicação.
PLANEJAMENTO-AVALIAÇÃO-REPLANEJAMENTO, e com esse movimento tem-se a possibilidade de uma nova tomada de decisão e consequentemente um reciclagem de sua prática.
- Desenvolve capacidades e habilidades: as atividades avaliativas devem ter o intuito de desenvolver o aluno intelectual, social e moralmente e põem-se a observer a contribuição da escola, mas propriamento do professor para tal desenvolvimento. Portanto, as atividades teóricas e práticas devem estar adequada para atender esse objetivo do processo.
- Ser objetiva: a avaliação deve conter um caráter de objetividade, ou seja, não se deve extinguir a subjetividade do professor e do aluno, mas também não se deve deixar que somente esta influêncie nesse processo, ou seja, a subjetividade não pode comprometer as exigências objetivas.

Referências Bibliográficas
VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamneto: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico- elementos para elaboração e realização. São Paulo: Libertad, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos Didática e a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1994.

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