Professora da disciplina

Professora Bethania Medeiros Geremias

Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

quinta-feira, 12 de maio de 2011

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Entre os muros da escola

Para os que assistiram o filme ou não assistiram, deixo a disposição uma análise deste disponível no cinema uol. Que relação podemos fazer com a disciplina de didática II? Como pensar o planejamento e a avaliação num contexto multicultural? Como lidar com os conflitos que surgem no interior da sala de aula em função das diferenças de visões de mundo e realidades? São questões que podemos discutir aqui no blog.


"Entre os Muros da Escola" expõe a visão francesa do choque de civilizações

EDILSON SAÇASHIMA
Da Redação
Existe um fosso que separa o professor e os alunos que protagonizam o filme "Entre os Muros da Escola", vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado. No microcosmo de uma sala de aula, a expressão "choque de civilizações" poderia ser usada para sintetizar a relação entre eles.

 Laurent Cantet fala sobre "Entre os Muros da Escola" em entrevista exclusiva

Há uma diferença cultural e social que gera incompreensão e atrito entre ambas as partes, em um retrato do que seria a França contemporânea. Os muros da escola não são os únicos que revelam uma divisão e uma impenetrabilidade entre dois lados. Há também outros muros invisíveis que estão sugeridos no filme.



O texto com imagens e trailler continua no link abaixo:

http://cinema.uol.com.br/ultnot/2009/03/11/ult4332u1035.jhtm

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Entrevista sobre planejamento e avaliação

Transcrição da Entrevista concedida por uma professora de anos iniciais:
1) Por que planejar?
R: Planejar é importante para se tomar decisões e adequar ações para cada realidade do contexto escolar.
2) Por que avaliar?
R: Avaliar se faz necessário para se refletir sobre as ações executadas e saber se a partir delas houve mudanças e aprendizagem.
3) Qual a importância do planejamento para avaliação?
R: O planejamento é importante porque através dele traçamos metas e objetivos, pondo em prática ações que servirão de subsídios para avaliação, percebendo as necessidades dos alunos e fazendo a mediação necessária pra superar as dificuldades da turma.
4) Quais os cuidados que temos que ter ao elaborar um planejamento?
R: Um dos cuidados necessários ao se elaborar um planejamento é ter o conhecimento da realidade escolar a qual estamos inseridos, buscando procedimentos e instrumentos metodológicos adequados e significativos aos alunos.
5) Quais os critérios que você utiliza para avaliar os alunos?
R: Alguns critérios que devemos levar em consideração ao avaliar os alunos são: respeitar as diferenças individuais de cada criança, o seu desenvolvimento, a interação com o grupo, valorizando o conhecimento que o aluno traz consigo
Análise da Entrevista:
A entrevistada revela uma preocupação em vincular o planejamento com a realidade, sendo este entendido como mediação, possibilidade de intervir na realidade e promover mudanças. A necessidade de avaliar emerge como possibilidade de reflexão sobre a prática docente, apontando possíveis alterações no planejamento, bem como possibilidade de “verificar” se houve aprendizagem ou não, apontando novas possibilidades de intervenção. A avaliação, portanto, não se reduz a um ponto de chegada, não um fim em si mesma, mas como meio/instrumento do processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, o planejamento não aparece apenas como possibilidade, mas como necessário a prática docente, e desvincula-se do formalismo, revelando, sobretudo, uma vontade de mudança, de intervenção na realidade.

Síntese e Transcrição da Entrevista

Segue a síntese que fizemos a partir da entrevista com uma professora de inglês e logo abaixo a transcrição da gravação.

ACADÊMICAS: SABRINA RIOS E JULIANA PACHECO

Síntese da Entrevista

Entrevistamos em 11 de abril de 2011 uma professora de inglês da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, em Florianópolis, SC, a qual ministra aulas para as turmas de 5° ano e 6ªs e 7ªs séries do Ensino Fundamental.

Ela foi bastante simpática no decorrer da entrevista e se mostrou muito satisfeita com seu local de trabalho. Afirmou que existem dificuldades relacionadas à estrutura da escola e problemas direcionados à evasão escolar, porém, disse estar satisfeita com o trabalho que vem desenvolvendo, assim como se mostrou feliz com a organização curricular da Escola João Gonçalves Pinheiro e sua relação para com os professores da instituição.

Como método, a docente entrevistada trata de cumprir o livro didático, preocupando-se em revisar no início do ano letivo algum conteúdo do semestre anterior que seja necessário. Ela trabalha com projetos que possam levar os alunos a aprendizagem de novas e diferentes formas, diversificando com trabalhos que envolvam desde situações da realidade à acontecimentos atuais do Brasil e do mundo.

Para a professora, planejamento e avaliação seguem juntos e dependentes, pois é a partir do primeiro que ela desenvolverá o segundo. Como método avaliativo, acha de grande importância a participação dos alunos em aula, com questionamentos e dúvidas, assim como a verificação do caderno e livro para a correção de suas atividades.

Afirma que o planejamento é necessário para uma aula de qualidade, com textos e atividades pré-definidos que possam auxiliar os alunos a uma melhor compreensão dos conteúdos, sendo também importantes para uma organização própria do professor, proporcionando aulas com qualidade.

A avaliação, segundo a docente, se faz necessária para a identificação das dificuldades do aluno e reflexão do professor sobre os pontos a serem melhorados e trabalhados acerca de seu método e sua forma de ensino.


Transcrição Entrevista


Professora, quais os cuidados na elaboração do planejamento

Professora: Então, nós temos um livro a seguir. Nós temos que cumprir o conteúdo inteiro do livro durante o ano, mas por exemplo: esse ano a gente trocou de livro, tive que ver se o que eles tiveram no ano passado também estará no novo livro; se eu terei que incluir algum conteúdo no planejamento ou se algum conteúdo se repete, por exemplo: o presente simples dos verbos em inglês eles já viram no ano passado e agora o novo livro da 7ª traz bem no início toda introdução do presente simples de novo, então eu tenho que ter o cuidado de não repetir esse assunto ou apenas fazer uma revisão.

E também eu gosto muito de ter projetos com os alunos. No ano passado, por exemplo, a gente teve a Copa do Mundo, então, como no livro da 5ª série tinha o conteúdo dos países e a nacionalidades, eu pude trabalhar com os alunos os países da Copa, os países participantes da Copa. Os alunos pesquisaram sobre esses países, foi bem interessante.

E na sua opinião, qual a importância de planejamento para avaliação?

Professora: Eu acho que um depende totalmente do outro. Eu preciso primeiro planejar como eu vou apresentar o assunto a ser estudado pelos alunos e as atividades que serão feita por eles, pois avaliação será diretamente relacionada a essas atividades, por exemplo: para poder verificar em uma avaliação se o aluno aprendeu a escrever os numerais por extenso em inglês, eu preciso antes ter passado para eles atividades para que eles pudessem praticar esses números.

E quais os critérios que você utiliza ao avaliar os alunos?

Professora: Primeiro eu acho importante avaliar a participação do aluno, se ele está interessado, se ele faz perguntas, se chama na mesa para saber se a atividade está correta ou para saber como faz a atividade, ver se realmente está interessado em aprender. E eu acho muito importante também verificar o caderno do aluno, o caderno e o livro, se ele copiou as atividades, se fez as atividades, principalmente se no final ele acompanhou a correção da atividade e ele fez anotações da correção. E também na avaliação escrita eu verifico se o aluno conseguiu aprender o conteúdo através de atividades parecidas com que eles já fizeram antes.

Por que planejar?

Professora: Eu acho que planejar não é só para organização do professor, mas também para proporcionar aos alunos aulas melhores, por exemplo: se eu chego em sala de aula sem planejar e peço para os alunos abrirem o livro em uma determinada página e há um texto com várias palavras desconhecidas, os alunos não irão compreender o texto e nem as atividades sobre o texto. Já, se eu planejo essa aula e chego em sala com uma atividade pré-leitura, com uma discussão sobre o tema, isso vai facilitar muito mais a compreensão dos alunos sobre o texto a ser lido.

Por que avaliar?

Professora: A avaliação do aluno é importante para saber se o aluno conseguiu aprender os conteúdos que eu apresentei pra ele em aula, e se não aprendeu, essa avaliação é importante para eu refletir sobre meu planejamento, se eu preciso mudar a forma de passar o assunto ou trabalhar com outros tipos de atividades em aula.

Texto síntese palestra 13/05/2011

Coloco à disposição de vocês texto síntese da palestra que será realizada pelo professor Rogério no dia 13/05/2011, envolvendo o tema do Planejamento e da avaliação na Pedagogia Waldorf

terça-feira, 3 de maio de 2011

Planejamento e avaliação escolar - Rafael da Silveira

Pesquisa: Planejamento e avaliação escolar

Pesquisada: Profª do Colégio Energia de São José
Turma infantil 2 (crianças de 3 e 4 anos)

1 – Por que planejar?
Para poder internar-se todo processo professor-aluno e atender as exigências da escola e do plano e ao currículo devidamente estabelecido no quadro de professores;

2 – Por que avaliar?
No caso das crianças de 3 e 4 anos é necessário verificar a adaptação da criança em sala e com os coleguinhas do grupo, também o envolvimento. A avaliação é trimestral e descritiva. Na primeira avaliação é registrada as adaptações com grupo.

3 – Qual a importância do planejamento para avaliação?
É importante esse processo, por exemplo, quando trabalhamos com os números, temos o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, coordenação motora e aprender a identificar e escrever os números.

4 – Quais os cuidados que temos que ter ao elaborar um planejamento?
Os principais cuidados são a preocupação com atividades variadas, podendo oferecer ao aluno diversos aspectos educativos de desenvolvimento, feito por semana e com tema escolhido para poder atender as demandas educativas.

5 – Quais os critérios que você utiliza para avaliar os alunos?
Procuro observar o envolvimento do aluno com a turma e seu desenvolvimento nas horas-aulas, além da avaliação escrita realizada a cada trimestre.

SÍNTESE DA ENTREVISTA: Por Erica e Maria Fernanda































DUPLA: ERICA GONÇALVES E MARIA FERNANDA FARACO

Seminário


Seminário: O papel da avaliação no planejamento

Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED
Curso de Pedagogia
Disciplina: Didática II
Professora: Bethania Medeiros Geremias
Acadêmicas: Ana Maria, Bruna Carolina, Denise fre e Jenifer Maia

Sobre a avaliação
Entendemos a avaliação como um elemento de referência para o andamento do processo de ensino aprendizagem, contribuindo para a cooperação com o educando e educador para seu desenvolvimento em tal atividade. Porém como sabemos, a valiação é um dos grandes desafios da prática pedagógica, e deviso tal dificuldade de seu uso e entendimento é que temos acompanhado a realização dessa como um elemento de controle e dominação, onde muitos professores passam a utilizar os resultados como instrumento de pressão para com seus alunos, estinguindo assim também uma maior reflexão e crítica sobre sua prática.
Nota-se que há uma relação rompida entre avaliação e (re)planejamnento. Essa que deve ser resgatada, pois é isso que dá o sentido transformador da avaliação, e não o de mera verificação.

Realização interativa
Segundo Vasconcelo(2006), quanto aos objetivos podemos dizer que a avaliação visa:
- informar alunos, professores e comunidade em que direção o desenvolvimento do aluno e o processo de ensino aprendizagem está se realizando;
- Captar as necessidades afim de serem trabalhadas e superadas, garantindo a aprendizagem e desenvolvimento de todos;
- Fornecer que, em especial, aluno e professor passam a refletir conjuntamente sobre esta realidade e selecionar as formas apropriadas de dar continuidade aos trabalhos.
Deve-se ter, portanto, por objetivos uma tomada de decisão.
A avaliação precisa abranger 3 aspectos básicos da tarefa educativa:
- trabalho com o conhecimento;
- relacionamento interpessoal;
- organização da coletividade.

Muitas vezes, apenas o primeiro aspecto é avaliado de forma mais sistemática e ainda assim apenas o aluno. Portanto, devemos ter bem claro que a avaliação é do processo de ensino aprendizagem, o que significa dizer que podem ser previstas práticas de avaliação do aluno, do trabalho do professor, da dinâmica da sala, da instituição e etc.
Características da avaliação escolar: revelando seu papel e relação com o planejamneto, segundo Libâneo(1994).
- Reflete a unidade objetivos-conteúdos-métodos: ela não deve ser vosta como ponto isolado, mas sim como uma etapa integrante do processo de ensino aprendizagem.Ela deve atender exigências quanto aos objetivos-conteúodos-métodos registrados no plano de ensino e que deve está contido nas aplicaçoes durante durante as aulas.
- Possibilita a revisão do plano de ensino: tem-se que a avaliação contribui para tornar mais claro os objetivos a serem atingidos, portanto com o retorno, ou seja, a partir dos resultados, podemos analisá-los e obtermos um melhor lenatamento das condições, necessidades, progressos. E então, pode-se ter a realização da revisão do plano de ensino, visando seu conteúdo, instrumentos e aplicação.
PLANEJAMENTO-AVALIAÇÃO-REPLANEJAMENTO, e com esse movimento tem-se a possibilidade de uma nova tomada de decisão e consequentemente um reciclagem de sua prática.
- Desenvolve capacidades e habilidades: as atividades avaliativas devem ter o intuito de desenvolver o aluno intelectual, social e moralmente e põem-se a observer a contribuição da escola, mas propriamento do professor para tal desenvolvimento. Portanto, as atividades teóricas e práticas devem estar adequada para atender esse objetivo do processo.
- Ser objetiva: a avaliação deve conter um caráter de objetividade, ou seja, não se deve extinguir a subjetividade do professor e do aluno, mas também não se deve deixar que somente esta influêncie nesse processo, ou seja, a subjetividade não pode comprometer as exigências objetivas.

Referências Bibliográficas
VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamneto: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico- elementos para elaboração e realização. São Paulo: Libertad, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos Didática e a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1994.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ser Pedagogo

http://www.youtube.com/watch?v=7doZvxMKPJk&NR=1&feature=fvwp

Aulas da primeira semana de maio

Relembro que amanhã as duplas deverão apresentar a síntese (análise pessoal) das entrevistas que fizeram com professores sobre as suas concepções de planejamento e avaliação.
No dia 06/05 assistiremos ao filme Entre os muros da Escola com mediação dos professores Francisco Canela e Ione Ribeiro Valle no auditório (já foi combinado com a professora da aula anterior, o filme começará às 8:30, na minha aula vocês participarão do debate.  Assim, a atividade do cronograma para este dia será transferida para o dia 10/05. LEMBRO QUE NESTE DIA A AULA SERÁ DAS 7:30 ÀS 11:50. Conversamos melhor amanhã.