Oi turma, segue o link do vídeo do Profeta Gentileza, produzido para a disciplina de Alfabetização I.
Beijocas,
Erica.
http://www.youtube.com/watch?v=nSRdvozAfQo
Este blog tem como objetivo possibilitar um espaço de divulgação, discussão e reflexão coletiva sobre os temas discutidos na disciplina de Didática II do curso de Pedagogia da UDESC. Ele será um importante instrumento para acompanhamento e divulgação das atividades, bem como para avaliações e auto-avaliações durante o processo. A participação dos alunos é fundamental para que o blog tenha sentido.
Professora da disciplina
Professora Bethania Medeiros Geremias
Participe das discussões, comente, reflita, avalie, se auto-avalie, critique, opine, sugira... Este blog é nosso! Um espaço de ensino-aprendizagem coletivo. Estamos todos aprendendo e ensinando sempre, não esqueça disso!
"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes". Einstein
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire
quinta-feira, 12 de maio de 2011
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Entre os muros da escola
Para os que assistiram o filme ou não assistiram, deixo a disposição uma análise deste disponível no cinema uol. Que relação podemos fazer com a disciplina de didática II? Como pensar o planejamento e a avaliação num contexto multicultural? Como lidar com os conflitos que surgem no interior da sala de aula em função das diferenças de visões de mundo e realidades? São questões que podemos discutir aqui no blog.
"Entre os Muros da Escola" expõe a visão francesa do choque de civilizações
EDILSON SAÇASHIMA
Da Redação
Da Redação
Existe um fosso que separa o professor e os alunos que protagonizam o filme "Entre os Muros da Escola", vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado. No microcosmo de uma sala de aula, a expressão "choque de civilizações" poderia ser usada para sintetizar a relação entre eles.
Laurent Cantet fala sobre "Entre os Muros da Escola" em entrevista exclusiva
Há uma diferença cultural e social que gera incompreensão e atrito entre ambas as partes, em um retrato do que seria a França contemporânea. Os muros da escola não são os únicos que revelam uma divisão e uma impenetrabilidade entre dois lados. Há também outros muros invisíveis que estão sugeridos no filme.
Laurent Cantet fala sobre "Entre os Muros da Escola" em entrevista exclusiva
Há uma diferença cultural e social que gera incompreensão e atrito entre ambas as partes, em um retrato do que seria a França contemporânea. Os muros da escola não são os únicos que revelam uma divisão e uma impenetrabilidade entre dois lados. Há também outros muros invisíveis que estão sugeridos no filme.
O texto com imagens e trailler continua no link abaixo:
http://cinema.uol.com.br/ultnot/2009/03/11/ult4332u1035.jhtm
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Entrevista sobre planejamento e avaliação
Transcrição da Entrevista concedida por uma professora de anos iniciais:
1) Por que planejar?
R: Planejar é importante para se tomar decisões e adequar ações para cada realidade do contexto escolar.
2) Por que avaliar?
R: Avaliar se faz necessário para se refletir sobre as ações executadas e saber se a partir delas houve mudanças e aprendizagem.
3) Qual a importância do planejamento para avaliação?
R: O planejamento é importante porque através dele traçamos metas e objetivos, pondo em prática ações que servirão de subsídios para avaliação, percebendo as necessidades dos alunos e fazendo a mediação necessária pra superar as dificuldades da turma.
4) Quais os cuidados que temos que ter ao elaborar um planejamento?
R: Um dos cuidados necessários ao se elaborar um planejamento é ter o conhecimento da realidade escolar a qual estamos inseridos, buscando procedimentos e instrumentos metodológicos adequados e significativos aos alunos.
5) Quais os critérios que você utiliza para avaliar os alunos?
R: Alguns critérios que devemos levar em consideração ao avaliar os alunos são: respeitar as diferenças individuais de cada criança, o seu desenvolvimento, a interação com o grupo, valorizando o conhecimento que o aluno traz consigo
Análise da Entrevista:
A entrevistada revela uma preocupação em vincular o planejamento com a realidade, sendo este entendido como mediação, possibilidade de intervir na realidade e promover mudanças. A necessidade de avaliar emerge como possibilidade de reflexão sobre a prática docente, apontando possíveis alterações no planejamento, bem como possibilidade de “verificar” se houve aprendizagem ou não, apontando novas possibilidades de intervenção. A avaliação, portanto, não se reduz a um ponto de chegada, não um fim em si mesma, mas como meio/instrumento do processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, o planejamento não aparece apenas como possibilidade, mas como necessário a prática docente, e desvincula-se do formalismo, revelando, sobretudo, uma vontade de mudança, de intervenção na realidade.
Síntese e Transcrição da Entrevista
Segue a síntese que fizemos a partir da entrevista com uma professora de inglês e logo abaixo a transcrição da gravação.
ACADÊMICAS: SABRINA RIOS E JULIANA PACHECO
Síntese da Entrevista
Entrevistamos em 11 de abril de 2011 uma professora de inglês da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, em Florianópolis, SC, a qual ministra aulas para as turmas de 5° ano e 6ªs e 7ªs séries do Ensino Fundamental.
Ela foi bastante simpática no decorrer da entrevista e se mostrou muito satisfeita com seu local de trabalho. Afirmou que existem dificuldades relacionadas à estrutura da escola e problemas direcionados à evasão escolar, porém, disse estar satisfeita com o trabalho que vem desenvolvendo, assim como se mostrou feliz com a organização curricular da Escola João Gonçalves Pinheiro e sua relação para com os professores da instituição.
Como método, a docente entrevistada trata de cumprir o livro didático, preocupando-se em revisar no início do ano letivo algum conteúdo do semestre anterior que seja necessário. Ela trabalha com projetos que possam levar os alunos a aprendizagem de novas e diferentes formas, diversificando com trabalhos que envolvam desde situações da realidade à acontecimentos atuais do Brasil e do mundo.
Para a professora, planejamento e avaliação seguem juntos e dependentes, pois é a partir do primeiro que ela desenvolverá o segundo. Como método avaliativo, acha de grande importância a participação dos alunos em aula, com questionamentos e dúvidas, assim como a verificação do caderno e livro para a correção de suas atividades.
Afirma que o planejamento é necessário para uma aula de qualidade, com textos e atividades pré-definidos que possam auxiliar os alunos a uma melhor compreensão dos conteúdos, sendo também importantes para uma organização própria do professor, proporcionando aulas com qualidade.
A avaliação, segundo a docente, se faz necessária para a identificação das dificuldades do aluno e reflexão do professor sobre os pontos a serem melhorados e trabalhados acerca de seu método e sua forma de ensino.
Transcrição Entrevista
Professora, quais os cuidados na elaboração do planejamento
Professora: Então, nós temos um livro a seguir. Nós temos que cumprir o conteúdo inteiro do livro durante o ano, mas por exemplo: esse ano a gente trocou de livro, tive que ver se o que eles tiveram no ano passado também estará no novo livro; se eu terei que incluir algum conteúdo no planejamento ou se algum conteúdo se repete, por exemplo: o presente simples dos verbos em inglês eles já viram no ano passado e agora o novo livro da 7ª traz bem no início toda introdução do presente simples de novo, então eu tenho que ter o cuidado de não repetir esse assunto ou apenas fazer uma revisão.
E também eu gosto muito de ter projetos com os alunos. No ano passado, por exemplo, a gente teve a Copa do Mundo, então, como no livro da 5ª série tinha o conteúdo dos países e a nacionalidades, eu pude trabalhar com os alunos os países da Copa, os países participantes da Copa. Os alunos pesquisaram sobre esses países, foi bem interessante.
E na sua opinião, qual a importância de planejamento para avaliação?
Professora: Eu acho que um depende totalmente do outro. Eu preciso primeiro planejar como eu vou apresentar o assunto a ser estudado pelos alunos e as atividades que serão feita por eles, pois avaliação será diretamente relacionada a essas atividades, por exemplo: para poder verificar em uma avaliação se o aluno aprendeu a escrever os numerais por extenso em inglês, eu preciso antes ter passado para eles atividades para que eles pudessem praticar esses números.
E quais os critérios que você utiliza ao avaliar os alunos?
Professora: Primeiro eu acho importante avaliar a participação do aluno, se ele está interessado, se ele faz perguntas, se chama na mesa para saber se a atividade está correta ou para saber como faz a atividade, ver se realmente está interessado em aprender. E eu acho muito importante também verificar o caderno do aluno, o caderno e o livro, se ele copiou as atividades, se fez as atividades, principalmente se no final ele acompanhou a correção da atividade e ele fez anotações da correção. E também na avaliação escrita eu verifico se o aluno conseguiu aprender o conteúdo através de atividades parecidas com que eles já fizeram antes.
Por que planejar?
Professora: Eu acho que planejar não é só para organização do professor, mas também para proporcionar aos alunos aulas melhores, por exemplo: se eu chego em sala de aula sem planejar e peço para os alunos abrirem o livro em uma determinada página e há um texto com várias palavras desconhecidas, os alunos não irão compreender o texto e nem as atividades sobre o texto. Já, se eu planejo essa aula e chego em sala com uma atividade pré-leitura, com uma discussão sobre o tema, isso vai facilitar muito mais a compreensão dos alunos sobre o texto a ser lido.
Por que avaliar?
Professora: A avaliação do aluno é importante para saber se o aluno conseguiu aprender os conteúdos que eu apresentei pra ele em aula, e se não aprendeu, essa avaliação é importante para eu refletir sobre meu planejamento, se eu preciso mudar a forma de passar o assunto ou trabalhar com outros tipos de atividades em aula.
ACADÊMICAS: SABRINA RIOS E JULIANA PACHECO
Síntese da Entrevista
Entrevistamos em 11 de abril de 2011 uma professora de inglês da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, em Florianópolis, SC, a qual ministra aulas para as turmas de 5° ano e 6ªs e 7ªs séries do Ensino Fundamental.
Ela foi bastante simpática no decorrer da entrevista e se mostrou muito satisfeita com seu local de trabalho. Afirmou que existem dificuldades relacionadas à estrutura da escola e problemas direcionados à evasão escolar, porém, disse estar satisfeita com o trabalho que vem desenvolvendo, assim como se mostrou feliz com a organização curricular da Escola João Gonçalves Pinheiro e sua relação para com os professores da instituição.
Como método, a docente entrevistada trata de cumprir o livro didático, preocupando-se em revisar no início do ano letivo algum conteúdo do semestre anterior que seja necessário. Ela trabalha com projetos que possam levar os alunos a aprendizagem de novas e diferentes formas, diversificando com trabalhos que envolvam desde situações da realidade à acontecimentos atuais do Brasil e do mundo.
Para a professora, planejamento e avaliação seguem juntos e dependentes, pois é a partir do primeiro que ela desenvolverá o segundo. Como método avaliativo, acha de grande importância a participação dos alunos em aula, com questionamentos e dúvidas, assim como a verificação do caderno e livro para a correção de suas atividades.
Afirma que o planejamento é necessário para uma aula de qualidade, com textos e atividades pré-definidos que possam auxiliar os alunos a uma melhor compreensão dos conteúdos, sendo também importantes para uma organização própria do professor, proporcionando aulas com qualidade.
A avaliação, segundo a docente, se faz necessária para a identificação das dificuldades do aluno e reflexão do professor sobre os pontos a serem melhorados e trabalhados acerca de seu método e sua forma de ensino.
Transcrição Entrevista
Professora, quais os cuidados na elaboração do planejamento
Professora: Então, nós temos um livro a seguir. Nós temos que cumprir o conteúdo inteiro do livro durante o ano, mas por exemplo: esse ano a gente trocou de livro, tive que ver se o que eles tiveram no ano passado também estará no novo livro; se eu terei que incluir algum conteúdo no planejamento ou se algum conteúdo se repete, por exemplo: o presente simples dos verbos em inglês eles já viram no ano passado e agora o novo livro da 7ª traz bem no início toda introdução do presente simples de novo, então eu tenho que ter o cuidado de não repetir esse assunto ou apenas fazer uma revisão.
E também eu gosto muito de ter projetos com os alunos. No ano passado, por exemplo, a gente teve a Copa do Mundo, então, como no livro da 5ª série tinha o conteúdo dos países e a nacionalidades, eu pude trabalhar com os alunos os países da Copa, os países participantes da Copa. Os alunos pesquisaram sobre esses países, foi bem interessante.
E na sua opinião, qual a importância de planejamento para avaliação?
Professora: Eu acho que um depende totalmente do outro. Eu preciso primeiro planejar como eu vou apresentar o assunto a ser estudado pelos alunos e as atividades que serão feita por eles, pois avaliação será diretamente relacionada a essas atividades, por exemplo: para poder verificar em uma avaliação se o aluno aprendeu a escrever os numerais por extenso em inglês, eu preciso antes ter passado para eles atividades para que eles pudessem praticar esses números.
E quais os critérios que você utiliza ao avaliar os alunos?
Professora: Primeiro eu acho importante avaliar a participação do aluno, se ele está interessado, se ele faz perguntas, se chama na mesa para saber se a atividade está correta ou para saber como faz a atividade, ver se realmente está interessado em aprender. E eu acho muito importante também verificar o caderno do aluno, o caderno e o livro, se ele copiou as atividades, se fez as atividades, principalmente se no final ele acompanhou a correção da atividade e ele fez anotações da correção. E também na avaliação escrita eu verifico se o aluno conseguiu aprender o conteúdo através de atividades parecidas com que eles já fizeram antes.
Por que planejar?
Professora: Eu acho que planejar não é só para organização do professor, mas também para proporcionar aos alunos aulas melhores, por exemplo: se eu chego em sala de aula sem planejar e peço para os alunos abrirem o livro em uma determinada página e há um texto com várias palavras desconhecidas, os alunos não irão compreender o texto e nem as atividades sobre o texto. Já, se eu planejo essa aula e chego em sala com uma atividade pré-leitura, com uma discussão sobre o tema, isso vai facilitar muito mais a compreensão dos alunos sobre o texto a ser lido.
Por que avaliar?
Professora: A avaliação do aluno é importante para saber se o aluno conseguiu aprender os conteúdos que eu apresentei pra ele em aula, e se não aprendeu, essa avaliação é importante para eu refletir sobre meu planejamento, se eu preciso mudar a forma de passar o assunto ou trabalhar com outros tipos de atividades em aula.
Texto síntese palestra 13/05/2011
Coloco à disposição de vocês texto síntese da palestra que será realizada pelo professor Rogério no dia 13/05/2011, envolvendo o tema do Planejamento e da avaliação na Pedagogia Waldorf
terça-feira, 3 de maio de 2011
Planejamento e avaliação escolar - Rafael da Silveira
Pesquisa: Planejamento e avaliação escolar
Pesquisada: Profª do Colégio Energia de São José
Turma infantil 2 (crianças de 3 e 4 anos)
1 – Por que planejar?
Para poder internar-se todo processo professor-aluno e atender as exigências da escola e do plano e ao currículo devidamente estabelecido no quadro de professores;
2 – Por que avaliar?
No caso das crianças de 3 e 4 anos é necessário verificar a adaptação da criança em sala e com os coleguinhas do grupo, também o envolvimento. A avaliação é trimestral e descritiva. Na primeira avaliação é registrada as adaptações com grupo.
3 – Qual a importância do planejamento para avaliação?
É importante esse processo, por exemplo, quando trabalhamos com os números, temos o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, coordenação motora e aprender a identificar e escrever os números.
4 – Quais os cuidados que temos que ter ao elaborar um planejamento?
Os principais cuidados são a preocupação com atividades variadas, podendo oferecer ao aluno diversos aspectos educativos de desenvolvimento, feito por semana e com tema escolhido para poder atender as demandas educativas.
5 – Quais os critérios que você utiliza para avaliar os alunos?
Procuro observar o envolvimento do aluno com a turma e seu desenvolvimento nas horas-aulas, além da avaliação escrita realizada a cada trimestre.
Pesquisada: Profª do Colégio Energia de São José
Turma infantil 2 (crianças de 3 e 4 anos)
1 – Por que planejar?
Para poder internar-se todo processo professor-aluno e atender as exigências da escola e do plano e ao currículo devidamente estabelecido no quadro de professores;
2 – Por que avaliar?
No caso das crianças de 3 e 4 anos é necessário verificar a adaptação da criança em sala e com os coleguinhas do grupo, também o envolvimento. A avaliação é trimestral e descritiva. Na primeira avaliação é registrada as adaptações com grupo.
3 – Qual a importância do planejamento para avaliação?
É importante esse processo, por exemplo, quando trabalhamos com os números, temos o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, coordenação motora e aprender a identificar e escrever os números.
4 – Quais os cuidados que temos que ter ao elaborar um planejamento?
Os principais cuidados são a preocupação com atividades variadas, podendo oferecer ao aluno diversos aspectos educativos de desenvolvimento, feito por semana e com tema escolhido para poder atender as demandas educativas.
5 – Quais os critérios que você utiliza para avaliar os alunos?
Procuro observar o envolvimento do aluno com a turma e seu desenvolvimento nas horas-aulas, além da avaliação escrita realizada a cada trimestre.
Seminário
Seminário: O papel da avaliação no planejamento
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED
Curso de Pedagogia
Disciplina: Didática II
Professora: Bethania Medeiros Geremias
Acadêmicas: Ana Maria, Bruna Carolina, Denise fre e Jenifer Maia
Sobre a avaliação
Entendemos a avaliação como um elemento de referência para o andamento do processo de ensino aprendizagem, contribuindo para a cooperação com o educando e educador para seu desenvolvimento em tal atividade. Porém como sabemos, a valiação é um dos grandes desafios da prática pedagógica, e deviso tal dificuldade de seu uso e entendimento é que temos acompanhado a realização dessa como um elemento de controle e dominação, onde muitos professores passam a utilizar os resultados como instrumento de pressão para com seus alunos, estinguindo assim também uma maior reflexão e crítica sobre sua prática.
Nota-se que há uma relação rompida entre avaliação e (re)planejamnento. Essa que deve ser resgatada, pois é isso que dá o sentido transformador da avaliação, e não o de mera verificação.
Realização interativa
Segundo Vasconcelo(2006), quanto aos objetivos podemos dizer que a avaliação visa:
- informar alunos, professores e comunidade em que direção o desenvolvimento do aluno e o processo de ensino aprendizagem está se realizando;
- Captar as necessidades afim de serem trabalhadas e superadas, garantindo a aprendizagem e desenvolvimento de todos;
- Fornecer que, em especial, aluno e professor passam a refletir conjuntamente sobre esta realidade e selecionar as formas apropriadas de dar continuidade aos trabalhos.
Deve-se ter, portanto, por objetivos uma tomada de decisão.
A avaliação precisa abranger 3 aspectos básicos da tarefa educativa:
- trabalho com o conhecimento;
- relacionamento interpessoal;
- organização da coletividade.
Muitas vezes, apenas o primeiro aspecto é avaliado de forma mais sistemática e ainda assim apenas o aluno. Portanto, devemos ter bem claro que a avaliação é do processo de ensino aprendizagem, o que significa dizer que podem ser previstas práticas de avaliação do aluno, do trabalho do professor, da dinâmica da sala, da instituição e etc.
Características da avaliação escolar: revelando seu papel e relação com o planejamneto, segundo Libâneo(1994).
- Reflete a unidade objetivos-conteúdos-métodos: ela não deve ser vosta como ponto isolado, mas sim como uma etapa integrante do processo de ensino aprendizagem.Ela deve atender exigências quanto aos objetivos-conteúodos-métodos registrados no plano de ensino e que deve está contido nas aplicaçoes durante durante as aulas.
- Possibilita a revisão do plano de ensino: tem-se que a avaliação contribui para tornar mais claro os objetivos a serem atingidos, portanto com o retorno, ou seja, a partir dos resultados, podemos analisá-los e obtermos um melhor lenatamento das condições, necessidades, progressos. E então, pode-se ter a realização da revisão do plano de ensino, visando seu conteúdo, instrumentos e aplicação.
PLANEJAMENTO-AVALIAÇÃO-REPLANEJAMENTO, e com esse movimento tem-se a possibilidade de uma nova tomada de decisão e consequentemente um reciclagem de sua prática.
- Desenvolve capacidades e habilidades: as atividades avaliativas devem ter o intuito de desenvolver o aluno intelectual, social e moralmente e põem-se a observer a contribuição da escola, mas propriamento do professor para tal desenvolvimento. Portanto, as atividades teóricas e práticas devem estar adequada para atender esse objetivo do processo.
- Ser objetiva: a avaliação deve conter um caráter de objetividade, ou seja, não se deve extinguir a subjetividade do professor e do aluno, mas também não se deve deixar que somente esta influêncie nesse processo, ou seja, a subjetividade não pode comprometer as exigências objetivas.
Referências Bibliográficas
VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamneto: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico- elementos para elaboração e realização. São Paulo: Libertad, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos Didática e a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1994.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Aulas da primeira semana de maio
Relembro que amanhã as duplas deverão apresentar a síntese (análise pessoal) das entrevistas que fizeram com professores sobre as suas concepções de planejamento e avaliação.
No dia 06/05 assistiremos ao filme Entre os muros da Escola com mediação dos professores Francisco Canela e Ione Ribeiro Valle no auditório (já foi combinado com a professora da aula anterior, o filme começará às 8:30, na minha aula vocês participarão do debate. Assim, a atividade do cronograma para este dia será transferida para o dia 10/05. LEMBRO QUE NESTE DIA A AULA SERÁ DAS 7:30 ÀS 11:50. Conversamos melhor amanhã.
No dia 06/05 assistiremos ao filme Entre os muros da Escola com mediação dos professores Francisco Canela e Ione Ribeiro Valle no auditório (já foi combinado com a professora da aula anterior, o filme começará às 8:30, na minha aula vocês participarão do debate. Assim, a atividade do cronograma para este dia será transferida para o dia 10/05. LEMBRO QUE NESTE DIA A AULA SERÁ DAS 7:30 ÀS 11:50. Conversamos melhor amanhã.
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